FERRAMENTAS LINUX: O Sway 1.5 Wayland Compositor foi lançado com o Adaptive-Sync / VRR, Novos Protocolos

quinta-feira, 16 de julho de 2020

O Sway 1.5 Wayland Compositor foi lançado com o Adaptive-Sync / VRR, Novos Protocolos



Confira !



O Sway 1.5 é uma grande atualização de recurso para este compositor de Wayland, inspirado no gerenciador de janelas i3. Um grande recurso voltado para o usuário com o Sway 1.5 é o suporte à Sincronização Adaptativa / Taxa de Atualização Variável, como o AMD FreeSync.

Até agora, o FreeSync / Adaptive-Sync existia principalmente para a área de trabalho do Linux quando executado em uma sessão X.Org. No entanto, o Sway agora suporta Adaptive-Sync / VRR para reduzir a interrupção e lacrimejamento nos jogos.

O Sway 1.5 também adiciona suporte para poder criar dinamicamente saídas sem cabeça que, por sua vez, podem ser usadas com a configuração do WayVNC VNC ou outros propósitos de teste. O Sway 1.5 também fornece suporte para IME (Input Method Editors) através dos protocolos de método de entrada e de entrada de texto, suporte ao protocolo Viewporter para ajudar jogos X11 mais antigos, suporte para inibir atalhos de teclado para casos de uso de virtualização / área de trabalho remota e suporte para o protocolo wlr-Foreign-toplevel-management para docas personalizadas e alternadores de janelas.

O protocolo Viewporter para Wayland permite cortar e dimensionar o conteúdo da superfície e desconectar o relacionamento entre o buffer e o tamanho da superfície. Enquanto isso, o protocolo wlr-Foreign-Toplevel-Management expõe uma lista de aplicativos abertos e as ações podem ser executadas neles, como maximizar janelas ou alternar entre essas janelas.

Os links para download e o longo e completo log de alterações do Sway 1.5 podem ser encontrados no repositório GitHub do projeto .


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário