FERRAMENTAS LINUX: A previsão de um mantenedor de kernel sobre o cenário da arquitetura de CPU para 2030

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A previsão de um mantenedor de kernel sobre o cenário da arquitetura de CPU para 2030



Confira !!



Além de falar sobre a obsolescência do código / hardware do kernel Linux , o proeminente desenvolvedor upstream do kernel Linux, Arnd Bermann, também apresentou na Linux Plumbers Conference da semana passada sobre o cenário atual do SoC e compartilhou suas previsões para os próximos dez anos.

Bergmann deu uma palestra além da obsolescência sobre o "ciclo de vida do suporte SoC no kernel" ao falar sobre mudanças nas arquiteturas SoC / CPU e como isso evoluiu ao longo do tempo e o kernel Linux abraçando as mudanças enquanto identificava o código que atingiu ao final de sua vida útil.

Uma das partes interessantes de sua apresentação no final está em suas previsões para o ano 2030. O desenvolvedor Linux de longa data que está atualmente empregado pela Linaro prevê x86-64, ARMv8 + e RISC-V dividindo o mercado de arquitetura de CPU .... Não é muito surpreendente, além de talvez não ter muita confiança no POWER na próxima década. Ele também acha que na próxima década mais fornecedores de SoC se envolverão melhor com Linux upstream em seu upstreaming de driver, chips ARMv7 ainda serão enviados enquanto os últimos modelos forem lançados, pacotes multi-chips mais criativos como chipsets, IBM Z ainda sendo lucrativo, novos ISAs provará ser um fracasso, o início da computação de 128 bits e tudo o mais ficará obsoleto.




Descubra mais sobre os pensamentos de Arnd e suas previsões pessoais por meio de sua apresentação incorporada acima e também do conjunto de slides em PDF .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário