sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Agora que o kernel Linux pode ser compactado com Zstd, a próxima etapa é o firmware
Confira !
Com o Kernel Linux 5.9, vem a capacidade de compactar a imagem / initrd do kernel Linux com Zstd para obter velocidades de inicialização mais rápidas, mas em uma taxa de compactação entre Gzip e XZ / LZMA. A próxima proposta, com a adoção generalizada do Zstd do Facebook, é compactar os arquivos de microcódigo / firmware do kernel.
Um patch foi enviado hoje para permitir o suporte a arquivos de firmware compactados pelo Zstd pelo kernel do Linux. Isso, por sua vez, basicamente permitiria que o algoritmo de compactação Zstandard fosse usado não apenas para compactação de imagem kernel / initrd, mas também para muitos arquivos de firmware encontrados no sistema.
O patch proposto adiciona suporte para que o kernel lide apropriadamente com a descompressão de arquivos de firmware que terminam em ".zstd" antes de aplicar o firmware.
O patch é bastante simples, então esperamos ver este suporte de firmware compactado por Zstd disponibilizado para Linux 5.10.
Ao puxar linux-firmware.git esta manhã, a árvore bruta veio com 593 MB. Para uma avaliação aproximada, quando XZ'ing um arquivo da árvore de firmware, caiu para 125 MB ou 204 MB para Zstd ao usar o nível de compactação padrão, enquanto o Zstd vence facilmente para a velocidade de descompressão.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Linux,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário