FERRAMENTAS LINUX: As primeiras alterações no driver gráfico do Kernel Linux 5.10 da Intel incluem o Tiger Lake HOBL

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

As primeiras alterações no driver gráfico do Kernel Linux 5.10 da Intel incluem o Tiger Lake HOBL



Confira !!



Embora o ciclo do kernel Linux 5.9 ainda seja jovem e não tenha seu lançamento formal até o início de outubro ou mais, a equipe de código aberto da Intel já enviou ao DRM-Next seu primeiro lote de alterações de recursos desejadas para o Kernel Linux 5.10.

Esta é apenas a primeira de várias solicitações de pull esperadas de atualizações de gráficos / tela para hardware Intel esperadas para o Kernel Linux 5.10. Entre o material nesta solicitação inicial de pull estão:

- HOBL é adicionado para hardware Tiger Lake / Gen12 +. HOBL é a abreviatura de " Horas de vida útil da bateria"e se refere ao uso de uma mesa de oscilação de voltagem otimizada para usar menos energia em conjunto com placas-mãe e painéis eDP capazes de operar com voltagem mais baixa. O pedido de patente da Intel para HOBL indicava anteriormente uma economia de energia de 20 ~ 30% CPU / SoC, mas presumivelmente aprenderemos mais assim que Tiger Lake for lançado formalmente.

- Embora HOBL seja uma vitória para Tiger Lake, ao mesmo tempo a Intel está desabilitando temporariamente a compressão de frame-buffer (FBC) para Tiger Lake. Descobriu-se que o FBC causa alguns problemas aleatórios de subexecução e, portanto, por enquanto, eles estão desativando esse recurso que ajuda a conservar a largura de banda da memória e economia de energia. É triste que mesmo com Tiger Lake eles ainda estejam tendo problemas com o FBC desde os primeiros dias do Skylake, que era um problema comum com o driver Linux e demorou algum tempo até que o FBC fosse bom o suficiente para habilitar por padrão.

- O Linux 5.10 também traz muitas correções e melhorias na tela do Tiger Lake, particularmente em relação ao manuseio Type-C e compatibilidade com DisplayPort.

- O suporte do objeto da linha do tempo do objeto de sincronização é exposto no espaço do usuário para que os identificadores e os pontos da linha do tempo possam ser especificados por meio da interface execbuf. Os objetos de sincronização são usados ​​pelo driver Vulkan da Intel em torno de VK_KHR_timeline_semaphore e funcionalidades semelhantes.

- Trabalho de exibição no suporte Intel Rocket Lake inicialmente introduzido no Kernel Linux 5.9. Rocket Lake não chegará até o ano que vem e, portanto, esperamos que o suporte ao driver Linux se estabilize nos próximos ciclos.

- Melhorias no treinamento do link DisplayPort.

Mais detalhes sobre as mudanças iniciais do driver Intel i915 DRM para o Kernel Linux 5.10 via PR

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário