FERRAMENTAS LINUX: O Set do Mesa Softpipe está para obter um melhor desempenho, apresentando o novo caminho do NIR-to-TGSI

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O Set do Mesa Softpipe está para obter um melhor desempenho, apresentando o novo caminho do NIR-to-TGSI



Confira !!



O Mesa Gallium3D está perto de ver uma grande mudança em seu caminho de representação intermediário para drivers que consomem o TGSI do Gallium em vez do NIR diretamente. Eric Anholt tem trabalhado em um caminho NIR para o TGSI para que os drivers que ainda dependem do TGSI possam se beneficiar dos caminhos e melhorias de otimização NIR, enquanto espera eliminar o caminho de código GLSL para o TGSI existente atualmente usado por esses drivers .

Enquanto o Softpipe do Gallium3D é muito mais lento do que o LLVMpipe como um rasterizador de software OpenGL, ao empregar o caminho NIR-to-TGSI para Softpipe fornece uma velocidade de ~ 10% enquanto permite que mais testes de regressão OpenGL passem para este driver. Portanto, isso por si só é uma vitória, mas este caminho NIR para TGSI também pode ser benéfico em outro lugar e para limpar e, por fim, eliminar os caminhos GLSL para TGSI e Mesa para TGSI atualmente utilizados.

Anholt também espera que o antigo driver Intel i915g comece a usar o caminho NIR para TGSI também, o que permitiria compilar mais programas do que os habilitados atualmente. O objetivo final é contar com NIR-to-TGSI para todos os drivers Gallium3D que consomem TGSI. Concedido, os drivers Gallium3D proeminentes já estão suportando NIR, mas esta passagem pelo menos fornece um pouco de amor a esses outros drivers e limpando muitos códigos antigos no processo. Basicamente, permitindo que o NIR seja o foco central com este novo caminho, permitindo a tradução de NIR para TGSI para aqueles drivers que não consomem NIR diretamente.

Além de um código mais limpo, passar por NIR significa mais otimizações de IR do que as atuais. Anholt mencionou que viu o caminho NIR para TGSI ajudar a "reduzir a contagem de instruções massivamente" em sombreadores de computação, geometria e carregamento de UBO, mesmo em sombreadores OpenGL mais triviais.

Essa solicitação de mesclagem é o que Eric Anholt espera que mais desenvolvedores do Mesa façam a fusão em breve para introduzir o caminho do NIR-para-TGSI e permitir que o Softpipe faça uso dele.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário