FERRAMENTAS LINUX: O Android AOSP pode inicializar o Mainline Linux 5.9 com apenas um patch

domingo, 30 de agosto de 2020

O Android AOSP pode inicializar o Mainline Linux 5.9 com apenas um patch




Confira !!



O projeto de código aberto Android "AOSP" com seu código mais recente está muito perto de ser capaz de inicializar a partir do kernel Linux principal ao assumir que os drivers de dispositivo estão todos upstream.

Satya Tangirala, do Google, e Sumit Semwal, da Linaro, fizeram uma apresentação na Linux Plumbers Conference desta semana sobre o estado do Android nos kernels Linux principais.

O Kernel Linux 5.9 moveu a árvore principal um passo mais perto de inicializar com AOSP com os patches de criptografia embutidos sendo mesclados neste ciclo.

Para poder inicializar o kernel principal "para [interface de usuário] em AOSP / Master", para dispositivos com suporte de hardware totalmente upstream, há apenas um patch necessário. Esse patch é para o suporte de nomenclatura VMA anônima no kernel. Esse patch está disponível há algum tempo, mas não foi atualizado e, no ano passado, tornou-se um requisito para ser capaz de inicializar o AOSP. O patch remonta a pelo menos 2013, mas nunca foi seguido para o upstreaming, mas pelo menos recentemente há trabalho avançando nessa direção.
Kernel

Infelizmente, embora a maioria dos smartphones modernos ainda exija uma variedade de patches de driver e outros trabalhos que ainda não foram implementados ou nem necessariamente de código aberto. Como resultado, a maioria dos dispositivos Android modernos precisa de mais do que apenas o patch de nomenclatura VMA anônimo para executar um kernel upstream.

A árvore do kernel de código aberto do Android está atualmente carregando cerca de 485 patches no Kernel Linux 5.9 upstream devido a muito trabalho específico de hardware / driver e outros patches que ainda não passaram pelo processo de revisão e upstreaming. Entre as áreas em que o Android está transportando patches de kernel, eles estão buscando upstreaming são para habilitação GKI, DMA-BUF HEAPS, patches de núcleo DRM e muito mais.

Mais detalhes sobre o estado do kernel principal para Android / AOSP por meio do conjunto de slides em PDF do LPC 2020.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário