sábado, 8 de agosto de 2020
O ARM foi agora padronizado para o Schedutil Governor, outro trabalho de gerenciamento de energia para Linux 5.9
Confira !!
Há uma série de mudanças notáveis no gerenciamento de energia a serem encontradas no kernel Linux 5.9 .
Enviado no início desta semana foi o principal pedido de pull de gerenciamento de energia. Incluídos com isso estavam algumas partes interessantes:
- A estrutura do Energy Model (EM) foi estendida para suportar dispositivos além de apenas CPUs.
- Estados ociosos do servidor Ice Lake Xeon foram adicionados ao driver intel_idle junto com outras alterações. Isso inclui o Ice Lake Xeons aumentando suas frequências mais lentamente e, portanto, uma nova solução alternativa foi introduzida.
- Suporte para Intel Sapphire Rapids com o driver de limitação de energia RAPL. Também há suporte para o controle do PL4 / Limite de potência 4 .
- Um novo alternador sysfs para controlar as otimizações de eficiência de energia da CPU para o processador.
Várias correções de CPUfreq e mais também estão incluídas. Esta solicitação de pull tem o lote inicial de atualizações de gerenciamento de energia.
Rafael Wysocki, da Intel, que supervisiona o código de gerenciamento de energia, enviou um segundo PR na sexta-feira. Notável com este segundo lote de trabalho inclui:
- Um novo driver NVIDIA Tegra CPUFreq. Este novo driver é o driver Tegra194 SoC CPUFreq para hardware Xavier.
- Uma correção para o driver Intel P-State para usar o valor de frequência máxima correto quando o bit de limite de proporção do turbo MSR é definido como zero.
- Tornar Schedutil o governador padrão em ARM e ARM64 (AArch64). Isso segue o Intel P-State trabalhando para fazer a transição para o Schedutil por padrão também. O ARM já adotou como padrão Schedutil para sistemas big.LITTLE, pois esse governador é necessário para o planejamento de energia (EAS). Schedutil no ARM também é importante para atender às solicitações de desempenho do grampo de utilização e outras funcionalidades.
Em última análise, os desenvolvedores do kernel do Linux ainda estão visando o governador de escalonamento de frequência da CPU Schedutil (a utilização do agendador) para se tornar o padrão para todos os drivers e arquiteturas, mas ainda não está lá.
Rafael também enviou as atualizações de ACPI para Linux 5.9 esta semana. É notável a eliminação da sobrecarga de processamento de AML "significativa", a atualização do código ACPICA e várias correções.
Fonte
Até a próxima !
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Hardware,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário