Confra !!
Como frequentemente cobrimos, fazer uso do compilador PGO (Otimizações guiadas por perfil) pode significar algumas vitórias de desempenho consideráveis, assumindo que o perfil de uso gerado seja preciso. Com a disponibilidade iminente do Chrome 85, o Google agora está fazendo uso do PGO com sua cadeia de ferramentas do compilador LLVM Clang padrão para obter um desempenho cerca de 10% melhor.
Recuando quatro anos atrás, os engenheiros do Google começaram a fazer experiências com o compilador PGO para melhorar o desempenho do navegador. Naquela época, eles estavam habilitando o PGO nas compilações do Windows realizadas pelo compilador Microsoft MSVC. Mas com o LLVM Clang sendo o compilador padrão do Chrome, com o Chrome 85 eles agora estão fazendo uso de otimizações guiadas por perfil. Demorou mais algum tempo, mas o Google está confortável o suficiente agora com os recursos PGO do Chrome.
Ao usar o PGO com o Clang, o Google descobriu que o desempenho oferece carregamentos de página até 10% mais rápidos, benchmarks de JavaScript podem ser 7 ~ 11% mais rápidos em alguns casos e capacidade de resposta do navegador 3 ~ 7% mais rápida. O Google está gerando os perfis para alimentar o PGO do Clang como parte de seus testes noturnos de compilação para o perfil de funções importantes, etc.
Infelizmente, com o Chrome 85 eles estão apenas ativando o PGO para os binários do Windows e macOS, não do Linux. Esperançosamente, embora a habilitação do Linux não fique muito atrás, considerando que o Clang PGO já deve estar em boa forma em sistemas Linux ...
Detalhes sobre o uso do Clang PGO por meio do blog do Chromium, onde eles também mencionam que o controle de guia está sendo introduzido em seu canal beta .
Embora triste que o Chrome 85 para Linux não contará com otimizações PGO, o Chrome 85 traz suporte para decodificação de imagem AVIF como bastante empolgante. Há também uma série de adições de CSS, melhorias do Bluetooth da Web e uma série de outras adições de desenvolvedor.
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário