FERRAMENTAS LINUX: O Intel P-State com o Kernel Linux 5.9 adiciona o modo passivo com o hardware P-States

sábado, 15 de agosto de 2020

O Intel P-State com o Kernel Linux 5.9 adiciona o modo passivo com o hardware P-States




Confira !!



O conjunto principal de atualizações de gerenciamento de energia foi mesclado na semana passada com o Kerel Linux 5.9, mas agora estão no kernel algumas mudanças de última hora relacionadas à energia.

O mantenedor do gerenciamento de energia da Intel, Rafael Wysocki, está trabalhando há algum tempo para permitir que o driver de escala de frequência da CPU P-State funcione em seu modo passivo quando os p-states (HWP) do hardware estão habilitados para o sistema. Esse suporte agora é considerado pronto para a linha principal e estará disponível com o Linux 5.9. Veja como ele resume esse trabalho com o modo passivo P-State já disponível para sistemas não HWP, mas com HWP as diferenças incluem:
Permita que o intel_pstate funcione no modo passivo com HWP habilitado e defina o limite mínimo de desempenho de HWP (piso HWP) para o valor do estado P dado pela frequência alvo fornecida pelo governador cpufreq, de modo a evitar o algoritmo HWP e o O agendador de CPU funcione um contra o outro, pelo menos quando o governador schedutil estiver em uso, e atualize a documentação intel_pstate de acordo.
Entre outras coisas, isso permite que os grampos de utilização sejam levados em consideração, pelo menos até certo ponto, quando intel_pstate está em uso e torna mais provável que seja fornecida capacidade suficiente para tarefas de prazo final.
Após essa mudança, o comportamento resultante de um sistema HWP com intel_pstate no modo passivo deve ser próximo ao comportamento do sistema não-HWP análogo com intel_pstate no modo passivo, exceto que o algoritmo HWP geralmente tem permissão para fazer a CPU funcionar em uma frequência acima do estado P de base definido por intel_pstate em toda a faixa disponível de estados P, enquanto sem HWP uma CPU pode funcionar em um estado P acima do solicitado se este último cair na faixa de estados P turbo (conhecido como intervalo turbo) ou se os estados P de todas as CPUs em um pacote são coordenados entre si no nível do hardware.
[Observe que, em princípio, o piso HWP não pode ser levado em consideração pelo processador se cair na faixa turbo, caso em que o processador tem uma licença para escolher qualquer estado P, abaixo ou acima do piso HWP, assim como um processador não HWP no caso em que o estado P alvo cai na faixa turbo.]
Com esta alteração aplicada, intel_pstate no modo passivo assume o controle completo sobre o MSR de solicitação de HWP e alterações simultâneas desse MSR (por exemplo, através do interface de acesso direto MSR) são substituídos por ele.

Essa única mudança foi enviada na sexta-feira. Rafael também enviou mais alterações de ACPI que correspondem a pequenas alterações de clock para as APUs AMD.

Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário