FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.10 está para trazer a emulação SLDT / STR para ajudar alguns jogos do Windows no Wine

domingo, 23 de agosto de 2020

O Kernel Linux 5.10 está para trazer a emulação SLDT / STR para ajudar alguns jogos do Windows no Wine



Confira !



No ano passado, o próprio Wine adicionou a emulação para algumas instruções da CPU agora bloqueadas pelo UMIP , a funcionalidade de prevenção de instruções do modo de usuário encontrada nos processadores Intel e AMD mais recentes. Agora programado para o Linux 5.10 está a emulação / spoofing de duas dessas instruções pelo kernel como outra tentativa de ajudar um pequeno número de programas do Windows que dependem dessas instruções.

Brendan Shanks da CodeWeavers, que foi responsável pelos patches do Wine UMIP no ano passado, agora adicionou suporte ao código do kernel UMIP para emulação / falsificação de instruções SLDT e STR. Essas são duas das instruções protegidas pelo UMIP como encontradas no Intel Cannonlake e mais recentes ou mais proeminentes no AMD Zen 2. Este patch agora está na fila no código x86 antes da janela de mesclagem do Linux 5.10 ainda este ano.

O patch permite que as instruções Store Local Descriptor Table Register e Store Task Register sejam falsificadas pelo kernel em plataformas Intel / AMD habilitadas para UMIP. A emulação está retornando os valores que o kernel atribui programaticamente. Anteriormente, essas instruções não eram emuladas, pois "não são comumente usadas em programas executados no WineHQ ou DOSEMU2." Mas embora ainda seja incomum, há uso suficiente para que o CodeWeavers adicione a emulação ao kernel.

Portanto, a mudança está parada na árvore x86 / cpu até o ciclo do Linux 5.10. O patch confirma: " Os usuários do Wine encontraram um pequeno número de aplicativos do Windows usando SLDT que travavam ao ser executados em sistemas habilitados para UMIP. "

Desde o ano passado, com o lançamento da série Ryzen 3000, houve relatórios de bug em WineHQ e o rastreador de problemas Proton pertencentes a vários jogos diferentes que tiveram problemas de execução em sistemas habilitados para o UMIP.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário