FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.9 adiciona o suporte ao Intel "Keem Bay", 8 smartphones Snapdragon, AMD EthanolX BMC, tablets antigos do Tegra

terça-feira, 4 de agosto de 2020

O Kernel Linux 5.9 adiciona o suporte ao Intel "Keem Bay", 8 smartphones Snapdragon, AMD EthanolX BMC, tablets antigos do Tegra



Confira !

Há muitas mudanças no ARM no Linux 5.9 , incluindo suporte ao Keem Bay da Intel .

Keem Bay é o SoC da Intel por meio de sua aquisição da Movidius, criada para computação de IA de ponta. Keem Bay é um SoC construído com processadores Arm Cortex A53 e um Intel Movidius VPU. A Intel adquiriu a Movidius em 2016 e continuou avançando em seu hardware de visão computacional de baixa potência. A Intel publicou um driver DRM para o Keem Bay e outras alterações de driver, enquanto a solicitação de recebimento que está sendo discutida hoje é a ativação real da plataforma ARM.

Junto com Keem Bay, as novas famílias Arm SoC suportadas pelo kernel Linux 5.9 são o Microchip SparX5 e o Mediatek Infinity3 / Mercury5.

Além disso, com as atualizações do ARM, mais oito telefones com Snapdragon são capazes de funcionar com o Linux 5.9 e mais dois tablets NVIDIA Tegra. Grande parte desse trabalho do kernel da linha principal está chegando através de um desenvolvedor do PostmarketOS, agora que existe um bom suporte de driver Arm / Qualcomm de código aberto e similares na linha principal.

Outros destaques do hardware ARM para Linux 5.9 incluem:

- O Alpine v3 Cortex-A72 SoC de 16 núcleos da Amazon da Annapurna Labs agora também é suportado pelo kernel da linha principal. Esta é a parte Graviton de primeira geração.

- Dos novos produtos Snapdragon habilitados, agora são suportados os smartphones da Sony baseados no Android, incluindo o Xperia 10, 10 Plus, XA2, XA2 Plus e XA2 Ultra. Outros dispositivos incluem o Xiaomi Libra Mi 4C e o Microsoft Lumia 950.

- Suporte para os modelos Renesas RZ / G2H.

- Suporte para a revisão 1.2 do Pine64 PinePhone.

- Suporte para o controlador ASpeed ​​BMC na plataforma de referência de data center "EthanolX" EPYC (Roma) da AMD, com base no ASpeed ​​AST2500.

- Suporte do Lenovo IdeaPad Duet de 10,1 polegadas como um novo Chromebook baseado em Mediatek MT8183.

- Os tablets ASUS Google Nexus 7 e Acer Iconia Tab A500 equipados com NVIDIA Tegra agora estão trabalhando pelo menos no kernel da linha principal.

É um conjunto completo de atualizações do ARM SoC e da plataforma para o Kernel Linux 5.9. Este conjunto de PRs tem mais detalhes sobre todas as alterações na íntegra.


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário