FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux está Trazendo o driver Mellanox VDPA para os dispositivos ConnectX mais recente

terça-feira, 11 de agosto de 2020

O Kernel Linux está Trazendo o driver Mellanox VDPA para os dispositivos ConnectX mais recente




Confira !!



Existem algumas mudanças que vale a pena mencionar nas atualizações do VirtIO enviadas hoje para o kernel Linux 5.9 .

O driver Mellanox mais recente que se torna principal no kernel do Linux é um VDPA (Virtual Data Path Acceleration) para seu ConnectX6 DX e dispositivos mais recentes.

O padrão VDPA é uma camada de abstração sobre SR-IOV e permite um único driver VirtIO no convidado que não é específico do hardware, ao mesmo tempo que permite desempenho wire-speed no plano de dados. O VDPA é mais versátil do que o descarregamento total de hardware do VirtIO. Mais detalhes para os interessados nesta postagem da Red Hat .

O suporte Mellanox ConnectX VDPA funciona com o ConnectX6 DX e dispositivos mais recentes. Atualmente, apenas uma única fila é suportada, enquanto o suporte a várias filas virá posteriormente com um novo driver de dispositivo de bloco (em uma única fila com este driver VDPA o desempenho medido via iperf é em torno de 12 Gbps). Este driver VDPA se baseia no código do driver Mellanox MLX5 existente já na árvore da linha principal. Para usar este driver com QEMU e rede VirtIO, uma versão atualmente ramificada do QEMU é necessária no momento, embora, em última análise, funcione em sua linha principal.

Este código MLX5 VDPA foi enviado com as atualizações do VirtIO para o Kernel Linux 5.9. Também notável a partir das atualizações do VirtIO é o suporte de desvio de IRQ para VDPA e IFC. Diz-se que o descarregamento de IRQ para VDPA reduz cerca de 0,1 ms na latência de ping entre dois VFs.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário