domingo, 23 de agosto de 2020
O Kernel Linux 5.10 está para trazer o retrabalho para a inicialização do firmware do Raspberry Pi 4 USB
Confira !!
Uma das primeiras mudanças enfileiradas na área USB para o ciclo Linux 5.10 no final deste verão é um driver "reset-raspberrypi" definido para introdução como outra melhoria upstream para a atual geração do computador de placa única Raspberry Pi 4.
Este driver "reset-raspberrypi" é para um retrabalho da inicialização do firmware Raspberry Pi 4 USB. Com este orçamento ARM SBC, após uma reinicialização do PCI, o controlador host USB VL805 na placa precisa ser carregado diretamente de um EEPROM ou do coprocessador VideoCore do SoC.
Atualmente, o carregamento do firmware USB para inicialização é feito usando peculiaridades no kernel e outros tipos de soluções hacky. A nova solução liderada por Nicolas Saenz Julienne é por meio deste novo driver de controlador de reinicialização para acionar a inicialização do chip xHCI. Basicamente, este driver é para permitir um meio limpo de acionar o processo de inicialização do hardware no coprocessador VideoCore.
Embora a inicialização do firmware USB não seja um tópico tão divertido quanto outras áreas pertencentes ao Raspberry Pi ou kernel, esta nova abordagem permite limpar essas peculiaridades anteriores e códigos hacky.
O driver reset-raspberrypi para esse propósito, há pouco mais de cem linhas de código de Julienne do SUSE, enquanto há patches adicionais enfileirados para fazer uso da nova funcionalidade e descartar o caminho do código antigo. Este trabalho está no código do kernel "usb-next" até que a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.10 comece em outubro.
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
ARM,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário