O código NFS indo para o Kernel Linux 5.9 está finalmente apresentando suporte para atributos estendidos do usuário (xattrs do usuário).
As atualizações do servidor NFS para Linux 5.9 têm suporte para atributos estendidos pelo usuário no NFS. Esta é a funcionalidade descrita por meio do RFC 8276 da IETF para lidar com atributos estendidos do sistema de arquivos no NFSv4. "Este recurso permite que atributos estendidos (doravante também referidos como xattrs) sejam interrogados e manipulados usando clientes NFSv4. Xattrs são fornecidos por um sistema de arquivos para associar metadados opacos, não interpretados pelo sistema de arquivos, com arquivos e diretórios. Esse suporte está presente em muitos sistemas de arquivos locais modernos. Novos atributos de arquivo são fornecidos para permitir que os clientes consultem o servidor para suporte xattr, com esse suporte consistindo em novas operações para obter e definir xattrs em objetos do sistema de arquivos. "
O suporte do usuário xattr para NFS no Linux está sob revisão desde o ano passado, quando publicado por um engenheiro da Amazon para as partes cliente e servidor. Esses patches agora estão maduros o suficiente para que o suporte do lado do servidor tenha sido enviado para Linux 5.9.
Esta solicitação de extração tem o suporte junto com o trabalho para reduzir recalls de delegação NFSv4 desnecessários, correções de regressão e outras melhorias de código.
O código do cliente NFS ainda não viu sua solicitação de extração para o Kernel Linux 5.9, mas em seu repositório também estão os patches do lado do cliente para xattrs do usuário.
Fonte
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário