FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores de kernel trabalham para bloquear o NVIDIA "GPL Condom" o esforçoe é em torno do novo código do NetGPU

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Os desenvolvedores de kernel trabalham para bloquear o NVIDIA "GPL Condom" o esforçoe é em torno do novo código do NetGPU





Confira !!



Os desenvolvedores de kernel do Linux estão trabalhando para aumentar o acesso aos símbolos e calços do kernel somente da GPL que fazem interface com os módulos proprietários do kernel. Este trabalho mais recente está sendo conduzido por um código recentemente lançado para melhorar o código de rede do Linux, onde o driver de kernel proprietário da NVIDIA seria o consumidor inicial.

Enviado no mês passado por Jonathan Lemon, do Facebook, um trabalho interessante sobre o suporte a cópia zero de DMA entre adaptadores de rede e um dispositivo de GPU para o caminho de dados enquanto o processamento do protocolo ainda é tratado na CPU host. A CPU do host também suporta envio / recebimento de cópia zero.

Esse trabalho de infraestrutura em si é bastante interessante, mas onde fica mais aquecido é esse patch que foi adicionando um driver NetGPU "NVIDIA" para suportar esse caminho de rede / GPU. " Isso fornece a interface entre o módulo principal netgpu e o driver da nvidia kernel. Isso deve ser construído como um módulo externo, apontando para a compilação da nvidia. "

Esse patch / driver é inútil sem o driver da kernel da NVIDIA, embora toda essa rede para a GPU o trabalho de infraestrutura de cópia zero está sendo feito para o caso de uso da NVIDIA, embora outros fornecedores / drivers possam implementar funcionalidades semelhantes.

Entre outros comentários de código, o patch do driver NVIDIA shim levou o desenvolvedor de alto nível do kernel Linux e o mantenedor estável Greg Kroah-Hartman a comentar :
Ok, agora você está nos trollando.
Bom trabalho, eu não deveria ter lido os patches anteriores.
Por favor, peça a um advogado que assine esse patch, com o endereço de e-mail corporativo dele. Essa é a única maneira de considerarmos algo assim.
Ah, e precisamos que você use seu endereço de e-mail corporativo também, como você não está colocando avisos de direitos autorais neste código, precisaremos saber quem virá no futuro.

Lemon comentou em resposta que ele examinará se existem algumas GPUs AMD ou Intel que ele pode usar com seus drivers de árvore no kernel como cliente, além do driver proprietário da NVIDIA. Outros combates também entraram na discussão. O desenvolvedor de kernel de longa data, Christoph Hellwig, comentou sobre a discussão: " Sério? Se você apenas considerou algo razoável, não deveria estar nem perto do desenvolvimento do kernel do Linux. Vá embora! " .

Depois disso, Hellwig propôs um novo conjunto de correções para aumentar o acesso aos símbolos do kernel exportados como somente GPL, como é o caso desses diferentes drivers "shim" que ficam entre o código do kernel aberto e os módulos proprietários do kernel, como o driver da NVIDIA. Ele explicou: " tivemos um erro em nossa resolução de módulos _GPL desde o primeiro dia, ou seja, um módulo pode reivindicar licença GPL e usar exportações _GPL, enquanto isso também depende de símbolos de módulos não GPL. Isso é usado como uma evasão às exportações de _GPL usando um pequeno módulo de calço usando as exportações de _GPL e a outra funcionalidade. "Ou, como também é referido, a defesa do GPL condom .

Quanto ao trabalho experimental em cópia zero de DMA entre NICs e GPUs, as discussões anteriores parecem bloqueadas até que funcione em uma GPU com driver de kernel de código aberto como AMD Radeon ou Intel ... Ou trabalhando com o Nouveau open-source NVIDIA driver.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário