Confira !!
A maioria das informações apresentadas durante a X.Org Developers 'Conference anual não tende a ser muito surpreendente ou a trazer notícias de última hora, mas durante a XDC2020 de hoje foi sutilmente descartado que a Arm Holdings parece agora estar apoiando o driver Panfrost Gallium3D de código aberto.
O Panfrost foi desenvolvido nos últimos anos como o que começou como um esforço de engenharia reversa de Alyssa Rosenzweig para oferecer suporte ao hardware Arm Mali Bifrost e Midgard. Este driver teve um início lento, mas Rosenzweig foi contratado pela Collabora por um tempo e eles têm feito um progresso constante no suporte ao hardware mais recente do Mali e no avanço dos recursos OpenGL / GLES suportados do driver.
Momento engraçado dado o anúncio desta semana da NVIDIA para adquirir o Arm, mas a Arm agora parece estar apoiando o esforço do driver Panfrost Gallium3D desenvolvido em cooperação com a empresa de consultoria Collabora.
Durante a palestra de Alyssa no XDC2020, tratou-se de trabalhar o código de suas origens hackeadas de engenharia reversa para trabalhar em ferramentas automatizadas e muito mais para ajudar a tornar o driver mais pronto para a produção e em uma base estável. Acompanha esta solicitação de mesclagem aberta hoje para reescrever o desmontador e a embalagem de instruções para serem canônicos. Essa solicitação de mesclagem adiciona quase dez mil linhas de novo código enquanto remove pouco mais de três mil linhas - uma grande mudança de driver por qualquer métrica.
Alyssa acrescentou que eles estão transformando esse driver de código aberto em uma base mais sólida com uma plataforma estável e muito limpa. Este trabalho de driver de código aberto está sendo feito "em parceria com a Arm". Eles esperam que o Panfrost amadureça e ofereça suporte a mais plataformas nos próximos anos.
Um comentário sobre o pedido de fusão após a palestra de ontem, confirmou ainda mais os acontecimentos. Daniel Stone, da Collabora, comentou: " Para reiterar a resposta anterior - com base nas informações e suporte da Arm, agora descreve com mais precisão o ISA real e corresponde às formas e nomenclatura reais usadas. "
Portanto, agora o Panfrost é menos sobre engenharia reversa e agora parece ter o suporte oficial da Arm. Esperançosamente, isso significará mais suporte pontual para novas plataformas de hardware e o potencial de um driver Vulkan de código aberto também. Essa história é semelhante à da saga Freedreno / MSM, que também começou como um driver de código aberto com engenharia reversa para o hardware Qualcomm Adreno. Com o tempo, a Qualcomm / Code Aurora começou a contribuir com o driver, bem como com vários engenheiros do Google, e continua sendo outra boa história de sucesso de driver de código aberto que começou como uma iniciativa da comunidade.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário