Confira !!
O desenvolvedor da Valve, Pierre-Loup Griffais, acaba de fornecer uma atualização durante o XDC2020 no trabalho do compositor do Gamescope como uma evolução do gerenciador de janelas anterior "steamcompmgr" X11 da Valve usado pelo SteamOS.
Pierre-Loup Griffais tem trabalhado no Gamescope por vários meses agora como um compositor baseado em Wayland e voltado para Vulkan para uso em novos lançamentos do SteamOS em potencial, mas também está começando a funcionar bem para casos de uso de desktop. O Gamescope é muito mais eficiente do que o steamcompmgr graças à eficiência do Wayland, visa remover o excesso de cópias no presente e, para qualquer composição, usa computação assíncrona Vulkan. Gamescope, em parte, alavanca a biblioteca WLROOTS Wayland. XWayland é suportado pelo Gamescope para jogos sem o suporte nativo do Wayland.
Graças à composição aninhada do Wayland, o Gamescope também pode funcionar para casos de uso de desktop em comparação com o SteamOS, onde os jogos / Steam são executados em modo de tela inteira. Executar o Gamescope na área de trabalho pode não apenas fornecer vantagens de velocidade, mas também como um meio de sandbox da área de trabalho, suporte para telas virtuais para lidar melhor com diferentes saídas / tamanhos em casos como jogos mais antigos que não gostam de algumas configurações de tela ampla, abstração da taxa de atualização e outros recursos.
Gamescope está funcionando muito bem neste estágio no desktop, pelo menos com drivers gráficos AMD. Está ficando bom e algumas demos foram fornecidas durante a palestra relâmpago. Aqueles que desejam experimentar o Gamescope para jogos Linux podem encontrar o código mais recente por meio deste repositório GitHub .
Até a próxima !1
Nenhum comentário:
Postar um comentário