terça-feira, 1 de setembro de 2020
A Intel ainda está trabalhando para ajustar a eficiência de energia do Linux para cenários de compartilhamento de energia da CPU
Confira !!
Voltando ao início deste ano, trabalhamos em um modo "adaptativo" para o P-State para melhorar a eficiência do GPU quando a CPU é forçada a compartilhar um orçamento de energia / térmico com outros componentes como gráficos onboard. Esse trabalho ainda está avançando e uma atualização foi fornecida na semana passada.
Este trabalho está sob investigação e desenvolvimento há vários meses para casos em que aumentar a frequência da CPU em um esforço para melhorar o desempenho pode não ser tão benéfico quanto permanecer em um estado de baixa energia para que os gráficos integrados possam desfrutar de mais energia térmica / capacidade. Em alguns casos, esse ajuste pode melhorar o desempenho em cerca de 15% e com vantagens de desempenho muito significativas por Watt .
Mas além de melhorar a eficiência do limite da GPU, este trabalho também levou a Intel a investigar outras possibilidades de melhoria com o P-State, como evitar o aumento da frequência da CPU se I / O for o gargalo e aumentar a frequência do clock fará pouco para diminuir isso gargalo.
Para aqueles interessados em aumentar a eficiência de energia da CPU, há também um trabalho exploratório em torno de inferir restrições de latência natural de drivers de hardware do kernel, como com base em uma taxa de atualização do monitor, taxa de amostragem de áudio, latência de rede ou outros fatores para se tornar mais ciente e mais inteligente sobre se aumentar o estado de desempenho da CPU valerá a pena para o usuário.
Os interessados no trabalho em andamento nesta área podem ver a apresentação acima, bem como os slides do especialista em gerenciamento de energia da Intel Rafael Wysocki sobre compartilhamento de orçamento de energia e de Francisco Jerez da equipe gráfica da Intel com a melhoria da eficiência energética da CPU durante I / O gargalos .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Hardware,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário