FERRAMENTAS LINUX: A Placa de som Creative SoundBlaster AE-7 com o suporte para Linux 5.10

terça-feira, 1 de setembro de 2020

A Placa de som Creative SoundBlaster AE-7 com o suporte para Linux 5.10






Confira !!



A Creative Labs lançou no ano passado a placa de som SoundBlaster AE-7 de última geração. Infelizmente, a empresa está de volta ao seu estado, onde não fornece suporte oficial para Linux, mas chegando ao Linux 5.10 é o suporte para esta placa de som graças a Connor McAdams, que trabalhou no suporte de hardware SoundBlaster anterior no Linux.

O SoundBlaster AE-7 foi lançado no ano passado como uma "placa de som PCI-e DAC e Amp de alta resolução" com "componentes de grau audiófilo" com processador de áudio Sound Core3D, mas até agora não funcionou no Linux.

A Creative reconhece a falta de suporte ao Linux e escreve: "A Creative não fornece um driver Linux oficial (portanto, não oferece suporte direto), no entanto, há esforços de desenvolvimento na comunidade ALSA para oferecer suporte a placas de som Creative baseadas em SoundCore 3D. Os usuários podem desejar entrar em contato com a comunidade ALSA para obter os drivers. "

Agora, cerca de um ano após o lançamento, graças ao excelente trabalho de Connor McAdams, há os patches AE-7 enfileirados no branch for-next do sound.git . Isso é material para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.10 que chegará em setembro e para o ca0132 HDA driver é este suporte SoundBlaster AE-7 implementado ao longo de várias centenas de linhas de código para conectar tudo, incluindo os vários controles.



Uma pena que demorou tanto porque a Creative não trabalhou no suporte ou patrocinou esse trabalho, mas pelo menos está disponível para quem usa uma dessas placas de som PCIe de $ 200 +. Já existe o SoundBlaster AE-9, mas ainda não há suporte para o Linux.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário