FERRAMENTAS LINUX: O ADRIConf continua sendo o principal painel de controle da GUI para gerenciar os drivers do Mesa OpenGL / Vulkan

terça-feira, 22 de setembro de 2020

O ADRIConf continua sendo o principal painel de controle da GUI para gerenciar os drivers do Mesa OpenGL / Vulkan

 


Confira !!

Enquanto os drivers gráficos do kernel Linux e os drivers OpenGL / Vulkan do espaço do usuário expõem muitas opções via sysfs no lado do kernel e várias variáveis ​​de ambiente e outros ajustáveis ​​no espaço do usuário, quando se trata de painéis de controle gráfico para gerenciar esses códigos abertos drivers gráficos no Linux, existem várias opções diferentes fragmentadas. Para drivers Mesa, ADRIConf continua sendo a opção principal.

O ADRIConf é a melhor opção para gerenciar / configurar graficamente as configurações do driver Mesa OpenGL / Vulkan, mas ainda fica aquém do que a maioria dos jogadores de Windows e outros entusiastas esperariam:


Os usuários do driver gráfico proprietário da NVIDIA no Linux têm o utilitário NVIDIA Settings bem completo, enquanto a AMD nem a Intel transferiram seus painéis de controle gráfico para o Linux, deixando isso para esses esforços da "comunidade" ou diferentes ambientes de desktop para acessar diferentes opções.

Jean Hertel apresentou na conferência XDC2020 da semana passada sobre este utilitário e seus recursos atuais com adições nos últimos anos, como suporte ao driver Vulkan, manipulação de GPU PRIME, suporte MESA_query_driver e muito mais.




Os interessados ​​podem ver este slide deck (ODP) e a apresentação acima para mais detalhes sobre o ADRIConf. ADRIConf está disponível como um Flatpak.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário