O AMDGPU TMZ + HDCP deve permitir que o Widevine DRM se comporte bem com os sistemas do AMD Linux
Confira !!
Este ano, o kernel Linux principal surgiu com o recurso AMDGPU Trusted Memory Zone (TMZ) para suporte de memória de vídeo criptografada com GPUs Radeon. Este tópico foi discutido na conferência XDC2020 desta semana.
A AMDGPU TMZ impede que aplicativos não autorizados acessem a memória criptografada / confiável de um aplicativo. TMZ protege leituras e gravações ao mesmo tempo em que utiliza uma cifra AES. Mas embora as GPUs Radeon discretas também possam oferecer suporte a TMZ, por enquanto os desenvolvedores AMD Linux estão apenas focados na capacidade de suas plataformas APU.
O conjunto de slides e a apresentação abordam os recursos do AMDGPU TMZ com detalhes técnicos interessantes para os interessados.
Mas para os usuários finais, a principal lição é que, embora haja muitos usos possíveis para TMZ, um dos casos de uso proeminentes é para gerenciamento de direitos digitais Widevine, conforme necessário para reproduzir uma grande quantidade de conteúdo protegido na web. AMDGPU TMZ emparelhado com HDCP que também é compatível com plataformas AMD APU no Linux é suficiente para satisfazer Widevine DRM.
Embora não faça parte da conversa, como afirmei antes, a ênfase da AMD em obter suporte TMZ e HDCP para o driver AMDGPU DRM parece pelo menos motivado em parte para colocar os Chromebooks AMD no mercado. Embora nem todos os usuários do Linux estejam interessados no Widevine DRM ou na reprodução de conteúdo protegido, essa funcionalidade é crítica para uma série de requisitos de design de dispositivos de consumo, como em torno de Chromebooks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário