FERRAMENTAS LINUX: O AMDGPU TMZ + HDCP deve permitir que o Widevine DRM se comporte bem com os sistemas do AMD Linux

domingo, 20 de setembro de 2020

O AMDGPU TMZ + HDCP deve permitir que o Widevine DRM se comporte bem com os sistemas do AMD Linux


 Confira !!


Este ano, o kernel Linux principal surgiu com o recurso AMDGPU Trusted Memory Zone (TMZ) para suporte de memória de vídeo criptografada com GPUs Radeon. Este tópico foi discutido na conferência XDC2020 desta semana.

A AMDGPU TMZ impede que aplicativos não autorizados acessem a memória criptografada / confiável de um aplicativo. TMZ protege leituras e gravações ao mesmo tempo em que utiliza uma cifra AES. Mas embora as GPUs Radeon discretas também possam oferecer suporte a TMZ, por enquanto os desenvolvedores AMD Linux estão apenas focados na capacidade de suas plataformas APU.

O conjunto de slides e a apresentação abordam os recursos do AMDGPU TMZ com detalhes técnicos interessantes para os interessados.



Mas para os usuários finais, a principal lição é que, embora haja muitos usos possíveis para TMZ, um dos casos de uso proeminentes é para gerenciamento de direitos digitais Widevine, conforme necessário para reproduzir uma grande quantidade de conteúdo protegido na web. AMDGPU TMZ emparelhado com HDCP que também é compatível com plataformas AMD APU no Linux é suficiente para satisfazer Widevine DRM.



Embora não faça parte da conversa, como afirmei antes, a ênfase da AMD em obter suporte TMZ e HDCP para o driver AMDGPU DRM parece pelo menos motivado em parte para colocar os Chromebooks AMD no mercado. Embora nem todos os usuários do Linux estejam interessados ​​no Widevine DRM ou na reprodução de conteúdo protegido, essa funcionalidade é crítica para uma série de requisitos de design de dispositivos de consumo, como em torno de Chromebooks.



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário