FERRAMENTAS LINUX: O Disman continua tomando forma como uma biblioteca de gerenciamento de exibição para o X11 / Wayland

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O Disman continua tomando forma como uma biblioteca de gerenciamento de exibição para o X11 / Wayland

 


Confira !!


Disman é a biblioteca de gerenciamento de exibição bifurcada do LibKScreen como parte do KWinFT . Na semana passada no XDC2020 uma atualização foi fornecida nesta biblioteca Qt / C ++ para gerenciamento de exibição.

O desenvolvedor do KDE Roman Gilg apresentou o Disman na 2020 X.Org Developers 'Conference junto com o KDisplay como interface de interface de usuário com esta biblioteca. O Disman é capaz de configurar adequadamente vários monitores e trabalhar em diferentes sistemas de janelas X11, bem como em compositores. Sob o Wayland, o Disman suporta os gostos de wlr_output_management_unstable_v1, kwinft_output_management_unstable_v1, protocolo de gerenciamento de saída do KDE e interfaces D-Bus em torno dele. Isso permite que o Disman funcione perfeitamente no X11 com RandR e sob o Wayland por empresas como KWin do KDE, o fork do KWinFT e também compositores baseados em WLROOTS.

Embora exista o KDisplay como front-end principal para a interface com o Disman, a biblioteca também possui o dismanctl de linha de comando .

Os planos futuros para o Disman incluem suporte de back-end do GNOME Mutter Wayland, detecção / manuseio para encaixe de laptops, limpezas de API e, então, obter uma versão 1.0 estável.

Mais detalhes sobre Disman por meio da apresentação de Roman embutida acima e do deck de slides (PDF). O Disman é hospedado pelo GitLab .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário