terça-feira, 15 de setembro de 2020
O Kernel Linux 5.9 está eliminando o suporte ao Soft Scrollback do código do console FB + VGA
Confira !!
Linus Torvalds decidiu acabar com a funcionalidade "soft scrollback" encontrada no código do kernel FBCON e VGACON como um sinal dos tempos.
O VGACON / FBCON para o console básico do Linux oferece suporte a um buffer de rolagem de software com a sequência de teclado Shift + PageUp para rolar para cima na saída de conteúdo fora de vista. Mas com a maioria das pessoas não fazendo uso pesado do console de buffer de quadros hoje em dia e o código não sendo mantido, ele está sendo retirado do Linux 5.9.
Como uma alteração pós Kernel 5.9-rc5, Linus abandonou o código FBCON e o suporte de scrollback VGACON semelhante .
Torvalds escreveu: "Isso (e o soft scrollback de VGA) acabou por ter vários pequenos casos especiais desagradáveis que ninguém realmente está disposto a lutar. O código de soft scrollback era realmente útil algumas décadas atrás, quando você normalmente usava o console interativamente como a principal forma de interagir com a máquina, mas esse não é mais o caso. Portanto, não vale a pena se arrastar. "
Linus ainda acrescentou no commit do VGACON,"Na verdade, não temos ninguém que mantenha este código - provavelmente porque ninguém o _utiliza_ mais. Claro, as pessoas ainda usam os consoles VGA e framebuffer, mas eles não são mais as principais interfaces de usuário para o kernel, e não são há décadas, então esses tipos de recursos extras acabam entrando em bitrot e não são realmente usados. Portanto, em vez de tentar manter um conjunto de código provavelmente não utilizado, vou apenas removê-lo agressivamente e ver se alguém percebe. Talvez existam pessoas que ainda não aderiram a todo o movimento da GUI e pensam que é apenas uma moda passageira. E talvez essas pessoas usem o código de rolagem. Se for esse o caso, podemos ressuscitá-lo novamente, uma vez que encontramos o sugador ^ Wmaintainer para ele que realmente o usa. "
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Kernel Linux,
Linux,
linux devops,
Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário