FERRAMENTAS LINUX: O suporte para o Linux da Intel está se unindo para o Dynamic Load Balancer 2.0

terça-feira, 1 de setembro de 2020

O suporte para o Linux da Intel está se unindo para o Dynamic Load Balancer 2.0



Confira !!



Os engenheiros de código aberto da Intel enviaram hoje seus patches mais recentes trazendo o Dynamic Load Balancer 2.0 para a próxima geração de dispositivos PCIe que oferece balanceamento de carga e agendamento priorizado de comunicação core-to-core.

DLB 2.0 é a versão de próxima geração do Intel Dynamic Load Balancer. Este é um dispositivo PCIe que faz parte do pacote da CPU para fornecer recursos de balanceamento de carga e pode assumir a responsabilidade pela distribuição das cargas de trabalho do sistema para maximizar o desempenho - "desempenho significativamente maior" do que as soluções de balanceamento de carga de software.

Até agora, o Intel DLB foi encontrado como a série Atom P5900 por oferecer maior desempenho e menor latência para casos de uso de borda de rede.

DLB 2.0 não parece estar em nenhum processador Intel ainda, mas dado o momento em que esses patches de kernel provavelmente serão lançados em 2021. No início deste verão, a versão inicial dos patches de driver "DLB2" foi enviada durante o lançamento em setembro de um novo a revisão está agora em análise.
O Intel DLB 2.0 consiste em filas e árbitros que conectam núcleos produtores e núcleos consumidores. O dispositivo implementa recursos de enfileiramento com balanceamento de carga, incluindo:
- Operação multi-produtor / multi-consumidor sem bloqueio.
- Vários níveis de prioridade para diversos tipos de tráfego.
- Tráfego 'direto' (ou seja, multi-produtor / consumidor único)
- Distribuição simples com balanceamento de carga não ordenado.
- Balanceamento de carga livre de bloqueio atômico em vários consumidores.
- Recurso de reordenamento de elementos de fila, permitindo distribuição ordenada com balanceamento de carga.
Intel DLB 2.0 pode ser usado em um modelo de programação orientado a eventos, como a Biblioteca de dispositivos de eventos DPDK. Essas estruturas são comumente usadas em pipelines de processamento de pacotes que se beneficiam da escalabilidade de vários núcleos da estrutura, balanceamento de carga dinâmico e variedade de esquemas de sincronização e distribuição de pacotes.
Esses esquemas de distribuição incluem "paralelo" (os pacotes têm balanceamento de carga em vários núcleos e são processados ​​em paralelo), "ordenado" (semelhante a "paralelo", mas os pacotes são reordenados na ordem de ingresso pelo dispositivo) e "atômico" (fluxos de pacote são programados para um único núcleo por vez, de forma que os bloqueios não sejam necessários para acessar os dados por fluxo e migrados dinamicamente para garantir o equilíbrio de carga).

O Intel DLB 2.0 suporta SR-IOV e Scalable IOV para torná-lo útil para casos de uso de virtualização.

O suporte ao Intel Dynamic Load Balancer 2.0 é uma grande adição com esse driver "dlb2", totalizando quase dezoito mil linhas de novo código com os patches . Se a última rodada de análises for bem, este suporte Intel DLB 2.0 pode vir com o Kernel Linux 5.10 ainda este ano. O material de marketing anterior da Intel com o Atom P5900 indicou que o Dynamic Load Balancer (1.0) oferece 3,7x a taxa de transferência de processamento de pacotes de soluções baseadas em software, portanto, será interessante ver no devido tempo o desempenho do Dynamic Load Balancer 2.0.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário