FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA RTX 30 Series oferece o suporte para decodificação de vídeo acelerado AV1

terça-feira, 1 de setembro de 2020

A NVIDIA RTX 30 Series oferece o suporte para decodificação de vídeo acelerado AV1



Confira !!



Um ponto importante não coberto no anúncio de hoje da GeForce RTX 3070/3080/3090, mas agora detalhado no site da NVIDIA, é a confirmação de que as GPUs RTX 30 "Amperes" de fato possuem recursos de decodificação de hardware AV1 dedicados .

A série RTX 30 é a primeira linha de GPUs da NVIDIA com suporte para decodificação AV1 (embora infelizmente nenhuma codificação AV1) para este codec de vídeo de código aberto e livre de royalties que compete com o H.264 / H.265 e mostrou muito interesse da indústria e adoção crescente .

NVIDIA adicionou uma página de decodificação do AV1 falando sobre seu suporte de decodificação AV1 com as GPUs da série RTX 30. A NVIDIA também está trabalhando com empresas como o VLC da VideoLAN para oferecer suporte à decodificação de hardware AV1, bem como ao Google Chrome.

Os detalhes técnicos não foram revelados, mas presumivelmente eles estenderam sua interface NVDEC "Video Codec SDK" para lidar com a decodificação de hardware AV1. É improvável que a NVIDIA esteja adicionando a decodificação AV1 a sua API de vídeo específica do VDPAU Linux que caiu a favor do NVENC / NVDEC, mas em qualquer caso é ótimo ver a série RTX 30 com recursos de decodificação AV1 de função fixa.

A série NVIDIA RTX 30 junta -se aos gráficos Xe-LP da Intel com Tiger Lake como sendo as primeiras GPUs de grande consumo com suporte para decodificação de hardware AV1, juntamente com uma variedade de SoCs embarcados e outros chips. Esperamos que o VCN 3.0 com Navi 2 também tenha decodificação AV1 .

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário