FERRAMENTAS LINUX: A Intel atinge uma otimização gráfica robusta do Tiger Lake

terça-feira, 20 de outubro de 2020

A Intel atinge uma otimização gráfica robusta do Tiger Lake

 


Confira !!


Dos meus testes de Tiger Lake até agora com o Core i7 1165G7, os gráficos Xe "Gen12" têm sido bastante atraentes com uma atualização muito boa sobre o Gen11 e uma vitória especialmente óbvia sobre os gráficos ainda muito comuns do Gen9. Com o Mesa 20.3, outro desempenho mensurável está a caminho para o driver Intel Vulkan com Tiger Lake.

Para Tiger Lake (e teoricamente Rocket Lake também), uma nova e significativa otimização pousou hoje no Mesa 20.3-devel. A otimização se aplica a gráficos Intel Gen12, exceto gráficos discretos / DG1.

O patch é para habilitar o cache L1 / HDC adicional no Tiger Lake que resulta em "maior desempenho em toda a linha, incluindo 9-11% em alguns títulos."

Este cache adicional para Tiger Lake é uma grande vitória com uma demonstração Unreal Engine 4 Vulkan rodando ~ 11,8% mais rápido, Witcher 3 rodando via DXVK rodando cerca de 4% mais rápido, e vários outros títulos rodando no mínimo um por cento ou dois mais rápido, mas muitos jogos - nativo e executado via DXVK - produzindo melhorias mensuráveis.

O patch do antigo desenvolvedor de código aberto da Intel Ken Graunke explica, "Agora usamos MOCS 48 (HDC: L1 + L3 + LLC) para destinos de renderização, texturas e buffers constantes de pull. Deixamos buffers de armazenamento e imagens, bem como mensagens sem estado, usando o valor MOCS 2 anterior. Não podemos usar HDC: L1 com atômica, e não sabemos a priori se buffers de armazenamento serão usados ​​com atômica ou não. Da mesma forma, o recurso de endereço do dispositivo de buffer Vulkan permite que atômicas sejam executadas em buffers por meio de mensagens sem estado, e só podemos controlar MOCS no nível de endereço base, portanto, não podemos fazer muito lá. Isso está mais próximo do que os drivers Windows Vulkan e OpenGL fazem, embora não seja exatamente o mesmo - eles também desabilitam LLC em alguns casos, mas observamos que houve regressões de desempenho perceptíveis quando tentamos (embora alguns títulos tenham se beneficiado). Podemos tentar fazer isso no futuro. "

Mal posso esperar para iniciar o mais novo Mesa 20.3-devel no Dell XPS 9310 para um desempenho gráfico ainda melhor. Gen12 / Xe é muito promissor e um ponto brilhante sobre as dores de cabeça de desempenho do CPU que estão sendo resolvidas. Mesa 20.3 como uma versão estável deve ser lançado no início de dezembro.


Fonte


Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário