FERRAMENTAS LINUX: Adam Jackson sobre o estado do servidor X.Org em 2020

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Adam Jackson sobre o estado do servidor X.Org em 2020


Confira !!


Adam Jackson, que na equipe de gráficos da Red Hat serviu como gerente de lançamento do servidor X.Org por muitos anos e estando fortemente envolvido no desenvolvimento do servidor xorg e componentes relacionados, compartilhou suas opiniões sobre se o servidor X.Org é "abandonware".

Seguindo a história há poucos dias o X.Org Server  estava sendo referido como "abandonware" , Adam Jackson concordou com sua visão da situação. Aqui estão os destaques:

Então é o seguinte: X funciona extremamente bem para o que é, mas o que é é profundamente falho. Não há vergonha nisso, já tem 33 anos e ainda é relevante, gostaria que mais softwares funcionassem tão bem nesse tipo de período de tempo. Mas usá-lo para controlar seu hardware de exibição e multiplexar seus dispositivos de entrada é piorar sua vida.

É, no entanto, especialmente adequado para uma vida muito longa como camada de compatibilidade de aplicativos. Embora o código implemente uma especificação infeliz, o código em si é muito bem estruturado, fácil de hackear e não está longe de ser facilmente incorporado.

A questão, então, é como chegar lá. E não tenho nenhum desejo real de chegar lá enquanto finjo que o código do servidor suportado por hardware xfree86 é uma coisa real. Desculpe, eu acho, mas eu trabalhei em servidores derivados do xfree86 por quase tanto tempo quanto o XFree86-the-project existiu, e estou completamente exausto com isso por seus próprios méritos, quanto mais fazer isso e também ser gerente de lançamento e revisor de último recurso. Você só pode aplicar um determinado impulso no porco antes de questionar por que está tentando fazê-lo voar.

Então, o Xorg está abandonado? Na medida em que isso significa usá-lo para realmente controlar a tela, e não apenas manter os aplicativos X em execução, eu diria que sim. Mas xserver é mais do que xfree86. Xwayland, Xwin, Xephyr, Xvnc, Xvfb: são projetos de valor real que não devemos abrir mão. A melhor maneira de dizer isso é que podemos finalmente abandonar o xfree86.

Leia mais no blog do Adam . Ele também incentiva qualquer pessoa interessada em se envolver com o desenvolvimento do X.Org a ver esta página do Wiki .


Fonte

Até a próxima !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário