Confira !!
Na semana passada, os desenvolvedores de código aberto da Intel começaram a enviar patches do Linux para suportar CPUs híbridas, especialmente antes da 12ª Geração "Alder Lake" chegar ao mercado com uma mistura de núcleos Golden Cove e Gracemont. Seguindo aquele artigo da semana passada, mais patches chegaram à lista ao expor a topologia de CPU híbrida ao espaço do usuário.
Esses patches indicam como a Intel planeja expor a topologia de CPU híbrida ao espaço do usuário para software interessado na composição do núcleo do sistema. Enquanto os dispositivos Arm no Linux em designs big.LITTLE expõem seus detalhes via / sys / devices / system / cpu / cpuX / cpu_capacity , a Intel está planejando expor uma interface separada e totalmente nova via / sys / devices / system / cpu / types .
Em / sys / devices / system / cpu / typeso plano é ter um subdiretório separado para cada tipo de núcleo de CPU presente no sistema e dentro haverá uma lista de CPU e um mapa que o espaço do usuário pode consultar para descobrir quais núcleos são de qual microarquitetura e quaisquer outros atributos importantes . Os engenheiros da Intel acham que esta interface é melhor, pois, a partir de uma leitura, é possível determinar quais núcleos são de um determinado tipo em comparação com a abordagem cpu_capacity com Arm, onde um arquivo precisa ser lido para cada núcleo. Os patches sysfs híbridos da Intel propostos podem ser encontrados por meio do LKML .
No entanto, o veterano do kernel do Linux, Greg Kroah-Hartman, até agora teve algumas críticasao design, bem como sugerir uma melhor cooperação com os engenheiros da Arm em patches relacionados. Portanto, veremos adiante como os patches evoluem, mas, como o Alder Lake não será lançado até pelo menos no final do próximo ano, ainda há muito tempo para revisar este trabalho.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário