FERRAMENTAS LINUX: O DMEMFS é um sistema de arquivos virtual proposto para Linux para ajudar a economizar memória

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

O DMEMFS é um sistema de arquivos virtual proposto para Linux para ajudar a economizar memória



Confira !!


Os desenvolvedores da Tencent propuseram o "DMEMFS" como um sistema de arquivos virtual com a intenção de ajudar a economizar a memória do sistema em grandes servidores, como em ambientes de nuvem pública.

DMEMFS é o Direct Memory File-System e permite reservar partes da RAM do sistema e não será gerenciado pelo kernel. O objetivo é remover a página de estrutura normalmente associada a cada página de memória física. Para usuários de desktops e até mesmo para a maioria dos usuários de servidores, isso não significa muito em termos de economia de memória, mas para hiperscalers e outras implantações de grandes servidores, pode significar algumas economias de TCO.

Com DMEMFS, o parâmetro dmem = kernel pode ser usado para reservar uma parte da memória do sistema. Os benefícios do DMEMFS são mais pronunciados em servidores de grande capacidade - "Teoricamente, para cada página física de 4k, ele pode economizar 64 bytes se removermos a 'página de estrutura', portanto, para a memória guest com 320G, ele pode economizar cerca de 5G de memória física totalmente. "

Depois que uma parte da memória do sistema foi extraída para DMEMFS, ela pode ser montada como um sistema de arquivos convencional e, por sua vez, com o QEMU pode ser configurado para usar essa área DMEMFS montada como o armazenamento de apoio usando o backend de memória arquivo de opção já suportado pelo QEMU.

Aqueles curioso sobre DMEMFS podem aprender mais através da proposta de patch .

.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário