Confira !!
Já se passaram oito anos desde o lançamento do console de jogos OUYA construído sobre o Android e inicialmente impulsionado pelo hype como uma nova plataforma de jogos de baixo custo apenas para se tornar um fracasso comercial. A Razer comprou os ativos de software da OUYA em 2015 e, no ano passado, finalmente encerrou todos os serviços de console. Mas se você ainda tem o hardware OUYA, ele logo poderá começar a rodar fora do kernel Linux principal.
À medida que nos aproximamos do final de 2020, há um desenvolvedor independente que está trabalhando para fornecer suporte básico do kernel do Linux para o console de jogos OUYA. Com OUYA sendo construído sobre o NVIDIA Tegra 3 SoC, o esforço de upstreaming não é muito envolvido, mas principalmente adicionar os bits da árvore de dispositivos apropriados para o kernel. Mas com o console tendo apenas o Tegra 3 com processador Cortex-A9 quad-core, 1 GB de RAM e 8 ~ 16 GB de memória interna, o hardware não é tão interessante em 2020.
Anteriormente, existiam o Ubuntu e o Debian entre outras distribuições Linux inicializadas para o OUYA por desenvolvedores independentes, embora isso não despertasse muito interesse. Mas com a esperança de melhorar a situação para aqueles que desejam rodar Linux no console agora que a Razer eliminou o suporte aos serviços de jogos OUYA em 2019, Peter Geis está trabalhando nos patches do kernel upstream.
Sendo enviado onten foram os patches mais recentes para o suporte do kernel do console de jogos OUYA. O código ainda não foi enfileirado na árvore "-next" da plataforma ARM, mas veremos se ele se tornará um futuro kernel de linha principal.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário