FERRAMENTAS LINUX: Os recursos mais proeminentes do kernel Linux 5.9, desde o AMD RDNA 2 até a luta contra o nefasto shims

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Os recursos mais proeminentes do kernel Linux 5.9, desde o AMD RDNA 2 até a luta contra o nefasto shims

 


Confira !!

O kernel  Linux 5.9 pode ser lançado já, mas muito provavelmente será adiado para o próximo domingo devido aos comentários de Torvalds na semana passada e continuar a ver muitos pedidos de mesclagem nos últimos dias. Mas, em qualquer caso, quando o Kernel Linux 5.9 é lançado muito em breve, ele vem com uma abundância de novos recursos e melhorias.

Embora estejamos cobrindo as mudanças do Kernel Linux 5.9 desde antes da janela de mesclagem ser aberta dois meses atrás com base no que estava enfileirado nas árvores "-next", aqui está uma recapitulação de alguns dos recursos / mudanças mais interessantes para esta próxima versão do kernel . Abaixo está uma olhada no que eu diria que são as nove mudanças mais interessantes para o Kernel Linux 5.9, enquanto também o link abaixo é nossa visão geral completa dos recursos do Kernel Linux 5.9 para uma lista mais exaustiva das mudanças no kernel deste outono de 2020.

- Suporte inicial para placas de vídeo AMD RDNA 2 na forma de Sienna Cichlid e Navy Flounder. É incrível que a AMD tenha obtido seu suporte de GPU de próxima geração antes do tempo e realmente estará em um kernel lançado antes do anúncio de 28 de outubro para RDNA 2 / Navi 2. Mas dado que a maioria das distribuições Linux não faz a transição imediatamente para o novo principal versões do kernel, aqueles que usam o Ubuntu ainda terão que atualizar manualmente seu próprio kernel, bem como mudar para o Mesa e LLVM mais recentes para o suporte no dia do lançamento se não estiver usando o software Radeon pré-empacotado para o driver Linux. Também não está imediatamente claro quão polido é o suporte a RDNA 2 no Linux 5.9, embora tenha havido várias rodadas de correções para o Kernel Linux 5.9.

- O suporte gráfico Intel Rocket Lake também está conectado, construindo o código Gen12 existente. A Intel também atualizou mais códigos de suporte para placas de vídeo DG1 Xe, embora isso continue sendo um trabalho em andamento.

- O suporte Intel FSGSBASE foi finalmente consolidado após anos de trabalho com possíveis benefícios de desempenho, desde as CPUs da era Ivy Bridge, bem como as CPUs AMD.

- Várias melhorias no sistema de arquivos, como desempenho, funcionam em Btrfs para criptografia em linha FSCRYPT e TRIM seguro para F2FS. O suporte NVMe ZNS também veio junto para namespaces zoneados com a especificação NVMe 2.0.

- Trabalho inicial de preparação para processadores IBM POWER10.

- Continuação do trabalho de suporte USB4.

- Suporte para construir o kernel Linux x86 de 32 bits usando o compilador LLVM Clang, complementando o suporte Clang já para o kernel Linux em AArch64 e x86_64.

- Dispositivos ARM / ARM64 agora são padronizados para o governador de escalonamento de frequência de CPU Schedutil para fazer uso de informações de utilização do planejador para tomar decisões de estado de desempenho de CPU mais precisas, semelhante ao Intel P-State push e também para usar Schedutil por padrão.

- Uma proteção para evitar que "shims" usem símbolos somente GPL que, por sua vez, estão sendo usados ​​por módulos de kernel proprietários, seguindo aquela recente controvérsia .


Fonte

Até a próxima !!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário