Confira !!
A série Radeon R9 290 "Hawaii" tem cerca de sete anos quase exatamente no mesmo dia e a equipe de drivers de código aberto AMD Linux está aparentemente comemorando ao finalmente adicionar as poucas linhas de código necessárias para habilitar o gerenciamento de energia do BACO.
O Bus Active, Chip Off (BACO) está finalmente vendo um patch de driver do kernel AMDGPU Linux conforme nos aproximamos do final de 2020 para habilitá-lo para GPUs "Hawaii" que inicialmente foram encontradas na série Radeon R9 290 e posteriormente na série Radeon 300.
Este suporte BACO é importante porque permitirá que essas placas gráficas no Linux finalmente suportem o suporte S4 / hibernação.
O patch postado na terça-feira equivale a apenas algumas linhas de código para conectar o Havaí ao suporte BACO do driver AMDGPU. São apenas algumas linhas de código agora, mas o 'AMDGPU começou a reduzir o seu suporte ao BACO . Portanto, no início do Havaí, não era tão trivial fornecer esse suporte, embora para os usuários finais ainda seja uma pena que demorou tanto para permitir que essas GPUs suportassem S4 / hibernação.
O Havaí também usa o driver Radeon por padrão, mas o patch agora aparentemente faz parte do esforço para tentar obter o suporte da era GCN 1.0 / 1.1 no AMDGPU para que ele possa se tornar o driver padrão. Ainda que restante está a falta de suporte de saída VGA com AMDGPU DC como aparentemente o último bloqueador após os outros bits DC e outros trabalhos remanescentes terem sido eliminados. AMDGPU é mais importante se quisermos suporte ao driver Vulkan para essas GPUs mais antigas, mas também a possibilidade de algumas pequenas melhorias de desempenho e apenas estar em um driver mais mantido.
Em qualquer caso, espero que este suporte AMDGPU Hawaii BACO chegue ao Kernel Linux 5.11.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário