FERRAMENTAS LINUX: O Driver Radeon Linux chega com o recurso "MALL" para o Big Navi

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

O Driver Radeon Linux chega com o recurso "MALL" para o Big Navi

 


Confira !!


O driver gráfico do kernel Linux de código aberto AMDGPU continua trabalhando no suporte à GPU de próxima geração em torno das próximas GPUs "Big Navi".

Construindo a partir do suporte Sienna Cichlid que se juntou e fez sua estreia no Kernel Linux 5.9, e tem mais melhorias para o kernel Linux 5.10, agora em desenvolvimento, novos patches estão surgindo como material que eventualmente fará seu caminho para o Kernel Linux 5.11 para lançamento estável no início de 2021.

Uma dessas últimas adições de recursos para Sienna Cichlid é o recurso de exibição "MALL". MALL, neste contexto, é o acesso à memória no último nível. Este acesso à memória no último nível é um recurso DCN 3.0 para aumentar a economia de energia com o conteúdo da tela proveniente do "MALL" quando certas condições são atendidas. Pelo menos neste ponto, o suporte só está habilitado para Sienna Cichlid e não outras variantes como o Navy Flounder.

Os patches não observam nenhum benefício estimado de economia de energia ou outros detalhes sobre essa otimização, mas presumivelmente não é a otimização de energia mais urgente, considerando que demorou tanto para ver os patches e não verá um kernel principal estável por mais alguns meses. Mas se isso não for uma economia muito significativa, também é uma boa notícia que o suporte do driver de GPU Linux de código aberto neste estado parao Kernel Linux 5.9 ~ 5.10 está em boa forma para que eles estejam começando a trabalhar nos recursos de prioridade mais baixa, como MALL. Portanto, qualquer um dos casos deve ser uma boa notícia para os clientes da GPU Radeon no Linux.

Em qualquer caso, na próxima semana é finalmente a estreia da série RDNA 2 / Radeon RX 6000, onde finalmente aprenderemos mais sobre as otimizações de potência e desempenho.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário