Confira !!
Na conferência virtual Embedded Linux desta semana, houve uma palestra na segunda-feira pelo engenheiro da Igalia Maksim Sisov sobre o estado do suporte nativo do Wayland para o navegador de código aberto Chromium e, por sua vez, o Google Chrome.
Durante anos, a empresa de consultoria Igalia esteve envolvida na adição de suporte Wayland para Chrome / Chromium por meio da camada de abstração de Ozônio embaixo do sistema de janelas Aura do Chromium, depois que o esforço anterior da Intel não conseguiu fazer o upstream.
Desde o mês passado, as compilações do Chrome / Chromium podem ser habilitadas com suporte a Ozone por meio das opções de tempo de execução de --enable-features = UseOzonePlatform --ozone-platform = wayland / x11 . Essas opções funcionam a partir das compilações do Chromium v87.
Com o código atual, a maior parte da funcionalidade está funcionando bem no Ozone / Wayland, mas uma das limitações temporárias está relacionada ao suporte para arrastar guias, mas isso deve ser resolvido em breve.
Maksim Sisov observou, porém, que essas opções são necessárias com o Ozone não sendo o padrão no Linux. Eles esperam que no segundo semestre de 2021 o Ozone seja o padrão no Linux e o código X11 legado seja removido. O estado do suporte nativo do Ozone X11 para limpar o manuseio da plataforma pode ser rastreado por meio deste rastreador de bug do Chromium .
Mais detalhes sobre o estado atual do suporte ao Chromium Ozone / Wayland por meio deste conjunto de slides em PDF da apresentação de Maksim no evento ELCE 2020 desta semana. Então, no próximo ano, este trabalho pode finalmente ser encerrado em torno do Ozone / Wayland para uma experiência perfeita e pronta para usar no Wayland com Chrome / Chromium.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário