FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.10 está para ver as chamadas estáticas para casos de ajuda em que retpolines são usadas

terça-feira, 13 de outubro de 2020

O Kernel Linux 5.10 está para ver as chamadas estáticas para casos de ajuda em que retpolines são usadas

 


Confira !!

Um novo recurso do kernel enviado hoje para a janela de mesclagem do Linux 5.10 são chamadas estáticas, que podem ser úteis nos casos em que Retpolines (trampolins de retorno) são usados ​​atualmente como parte das proteções contra vulnerabilidades de execução especulativa como Spectre.

Trabalhadas pela Red Hat e outros são chamadas estáticas como uma substituição para ponteiros de função global no kernel. Chamadas estáticas dependem de patch de código para permitir que chamadas diretas sejam usadas em vez de indiretas e geram melhor desempenho, especialmente onde Retpolines são usadas de outra forma.

A retirada para as chamadas estáticas de mainlining no Kernel  Linux 5.10 menciona, "Esta árvore introduz static_call (), que é a ideia de static_branch () aplicada a chamadas de função indiretas. Remova uma carga de dados (indireção) modificando o texto. Eles dão a flexibilidade de ponteiros de função, mas com melhor desempenho ... x86 é suportado por patch de texto, caso contrário, chamadas indiretas básicas são usadas, com ponteiros de função ... As novas APIs são utilizadas no código de perf x86, um usuário pesado de ponteiros de função, onde chamadas estáticas aceleram o manipulador PMU em 4,2% (!). "

Este patch descreve mais detalhes técnicos sobre a implementação de chamadas estáticas do kernel do Linux para os interessados.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário