FERRAMENTAS LINUX: As atualizações do agendador do Kernel Linux 5.10 trazem os ajustes de balanceamento do SMT

terça-feira, 13 de outubro de 2020

As atualizações do agendador do Kernel Linux 5.10 trazem os ajustes de balanceamento do SMT

 




Confira !!


Ingo Molnar, como de costume, é bastante rápido em enviar suas alterações para a nova janela de mesclagem do kernel nas áreas que supervisiona. Com as mudanças do planejador para o kernel Linux 5.10, há algumas mudanças que valem a pena mencionar.

- A ativação do cache agora é ignorada para a migração SMT, pois eles compartilham o mesmo núcleo e, por sua vez, os mesmos caches.

- Um conjunto de patches para melhorar a imparcialidade entre as tarefas do CFS. O trabalho visa melhorar a justiça do rebalanceamento do sistema e os benchmarks mostraram uma melhoria de 0,5 ~ 2,7% para o teste do planejador Hackbench no ARM64. Em outro teste com threads de aplicativo em tempo real houve uma melhoria de ~ 2%.

- Melhorias no balanceamento NUMA.

- Um novo ponto de rastreamento de depuração do agendador para rastrear a capacidade da CPU que é útil para o agendamento Arm Energy Aware e otimizações de colocação de tarefas / balanceamento de carga relacionadas. Também há atualizações para o código Arm EAS.

- Um novo sinalizador MEMBARRIER_CMD_PRIVATE_EXPEDITED_RSEQ para a chamada do sistema de Sequências reiniciáveis ​​(Rseq). Isso é baseado no trabalho interno do Google.

Mais detalhes sobre essas mudanças de agendador para Linux 5.10 por meio desta solicitação pull .


Fonte

Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário