FERRAMENTAS LINUX: O Linux poderá em breve ter um novo botão para alternar o desempenho / perfil de energia para os laptops

terça-feira, 6 de outubro de 2020

O Linux poderá em breve ter um novo botão para alternar o desempenho / perfil de energia para os laptops

 


Confira !!

Com o trabalho upstream que a Red Hat está envolvida para oferecer suporte a laptops HP e Lenovo no Linux, uma nova interface sysfs padronizada está sendo discutida para expor a opção de perfil de desempenho em laptops mais novos para que os usuários possam selecionar mais facilmente suas características desejadas de potência / desempenho do laptop.

Uma classe sysfs padronizada / comum foi criada por Hans de Goede, da Red Hat, para permitir controles sobre o perfil de desempenho em laptops mais novos, permitindo que os usuários escolham entre atingir desempenho máximo ou vida útil estendida da bateria. É semelhante, digamos, às opções do governador de escalonamento de frequência P-State / CPUFreq, mas mais em um nível de plataforma para laptops mais novos. Por sua vez, o espaço do usuário e diferentes ambientes de desktop podem oferecer suporte a essa interface sysfs padronizada para ter controle uniforme sobre o perfil de desempenho sem depender de implementações específicas do driver.

Com a interface proposta, os perfis seriam expostos em / sys / class / performance_profile / [dispositivo] / com um arquivo available_profiles para mostrar os perfis suportados, current_profilepara ler / gravar o perfil desejado ou atual e digitar para indicar se o perfil é de todo o sistema ou direcionado a um dispositivo específico como uma CPU ou GPU.

Os perfis padrão esperados são de baixa potência para focar em consumir a menor quantidade de energia, balanceado de baixa potência para ter baixa potência, mas com um leve viés de desempenho, balanceado, balanceado com um leve viés para o desempenho ou um perfil de desempenho a ser alcançado desempenho máximo, mesmo que isso signifique temperaturas de operação / consumo de energia / velocidades do ventilador mais altos.

A interface proposta pode ser encontrada na lista de discussão do kernel . Um dos engenheiros do Linux da Dell questionou por que o padrão permitiria vários perfis de desempenho potencialmente por sistema, em vez de apenas um único/ sys / power / performance-profile / . No entanto, veremos como isso muda antes de ser incorporado em uma versão futura do kernel. De outras discussões, parece que empresas como a HP e a Lenovo gostariam que esses patches fossem atualizados o quanto antes.

Já existem patches de trabalho em andamento para os drivers ThinkPad ACPI e HP WMI Linux para gerenciamento de perfil de desempenho com dispositivos mais novos.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário