Confira !!
As mudanças no gerenciamento de energia do kernel foram enviadas para o Linux 5.10 com alguns itens que valem a pena apontar, desde hibernação mais rápida até a correção do gerenciamento de gerenciamento de energia para laptops AMD com gráficos integrados e discretos.
Tem havido uma série de relatórios de bugs relativos a laptops AMD Renoir com GPUs AMD duplas (ambos integrados e gráficos discretos como o RX 5600M) onde há travamentos no sistema hibernando e alto consumo de energia em geral.
O desenvolvedor Linux independente Lukas Wunner rastreou o problema e descobriu que os gráficos discretos nunca são suspensos para um estado D3cold. O comportamento existente do kernel só permitia o suporte D3cold para portas hot-plug se elas pertencessem a um dispositivo Thunderbolt ou tivessem uma propriedade ACPI para indicar seu suporte. Mas com esses laptops AMD mais novos não sendo conectados por Thunderbolt ou tendo a propriedade ACPI, a GPU discreta nesses laptops não está indo para o D3cold. A mudança de Lukas agora assumirá o suporte D3 se a ponte for gerenciável por ACPI. Portanto, esta correção não é específica para a AMD, mas sim para o código ACPI PCI do kernel Linux comum, mas pelo menos por enquanto os laptops AMD mais novos são conhecidos por serem os que se beneficiam dessa mudança.
O código de gerenciamento de energia do Kernel Linux 5.10 também tem um retrabalho da coleta de estatísticas CPUfreq, suporte para CPUfreq core definindo a escala de frequência em nome dos drivers e hibernação / retomada muito mais rápida graças ao lote de solicitações de E / S.
As mudanças no gerenciamento de energia são descritas por esta solicitação de pull .
Enquanto isso, no lado ACPI, há um novo driver participante Intel PCH FIVR. Este novo driver Intel Dynamic Platform and Thermal Framework (DPTF) é para o PCH Fully Integrated Voltage Regular (FIVR). Este driver acaba controlando a frequência FIVR do PCH com base no estado DPTF.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário