FERRAMENTAS LINUX: O F2FS com o kernel Linux 5.11 está para dar suporte ao casefolding com criptografia

domingo, 22 de novembro de 2020

O F2FS com o kernel Linux 5.11 está para dar suporte ao casefolding com criptografia



Confira !!

Por mais de um ano, o Flash-Friendly File-System (F2FS) oferece o suporte ao case sensitive opcional de arquivo / pasta que não diferencia maiúsculas de minúsculas . Nos últimos anos, o F2FS também ofereceu o suporte à criptografia de arquivos baseada em FSCRYPT . Mas agora., à medida que avançamos em 2021, o suporte está finalmente aparentemente pronto para a linha principal no suporte à dobragem de caixa com criptografia habilitada

A combinação de dobrar maiúsculas e minúsculas e criptografia nos mesmos dados não é suportada pelo F2FS. Nos últimos meses, a estrutura de criptografia do sistema de arquivos FSCRYPT alavancada pelo F2FS e outros sistemas de arquivos tem trabalhado na dobradura de casos com FSCRYPT e aperfeiçoando todos esses detalhes.

Enfileirado agora no código "dev" F2FS e, portanto, provavelmente programado para o próximo kernel Linux 5.11, exceto quaisquer problemas de última hora, está o casefolding com criptografia sendo conectada para F2FS. Isso deve permitir a dobragem adequada de maiúsculas e minúsculas para funcionar em diretórios criptografados.

" Para indexar diretórios casefolded + criptografados, usamos o SipHash do nome casefolded, codificado por uma chave derivada da chave mestra fscrypt do diretório. Isso garante que o dirhash não vaze informações sobre os nomes de arquivos em texto simples. As chaves de criptografia não estão disponíveis durante a rolagem - recuperação direta, portanto, não podemos calcular o dirhash ao recuperar um novo dentry em um diretório criptografado + casefolded. Para evitar ter que forçar um checkpoint quando um novo arquivo é fsync'ed, armazene o dirhash no disco anexado a i_name. "diz o dev commit .

A janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11 será aberta antes do Natal, enquanto o lançamento do kernel estável deve sair no final de fevereiro.

Fonte

Até a próxiam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário