Confira !!
A Red Hat vem trabalhando há vários anos no PipeWire para revisar o gerenciamento de stream de áudio / vídeo no Linux, ao mesmo tempo em que é capaz de cumprir as tarefas atualmente gerenciadas por empresas como PulseAudio e JACK e sendo projetada com a segurança Wayland e Flatpak em mente entre outros Linux modernos tecnologias. Com o Fedora 34 na próxima primavera, eles podem tentar lançar o PipeWire por padrão no lugar do JACK, PulseAudio e té mesmo do ALSA legado.
Por um tempo, o Fedora oferece pacotes PipeWire, mas ainda não são usados por padrão quando se trata de manipulação de áudio. Uma proposta de mudança pendente para o Fedora 34 agora encaminharia todo o áudio por meio do PipeWire em vez do JACK e PulseAudio existentes.
Com o plano proposto, o Fedora 34 na próxima primavera com PipeWire assumiria todas as funções de áudio de desktop por padrão do PulseAudio. O PipeWire fornece uma implementação funcionalmente compatível do daemon PulseAudio para que o software Linux existente continue a funcionar bem. Da mesma forma, o PipeWire forneceria suporte JACK do F34 para necessidades de áudio profissional. Para clientes ALSA legados, um plug-in ALSA para PipeWire permite o roteamento de áudio por meio dele também.
O plano é bom e demorou muito para saber que o PipeWire, apoiado pelo RedHat, aspira a lidar com todos os fluxos de áudio / vídeo do Linux, mas o momento é a parte incerta por alguns na comunidade Fedora. O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora ainda não decidiu sobre esta proposta de mudança em todo o sistema, mas já existem muitos desenvolvedores e membros da comunidade em ambos os lados da mesa.
Embora existam defensores dessa mudança, alguns argumentam que mudar para o PipeWire por padrão para todos os fins de áudio pode ser prematuro. Algumas áreas do PipeWire ainda não são uma substituição 1: 1 para a funcionalidade do PulseAudio e outras possíveis deficiências se o suporte PipeWire não estiver totalmente resolvido antes desta primavera. Alguns já estão pedindo que essa mudança seja adiada pelo menos para o Fedora 35.
Para os interessados existe a proposta de mudança . A discussão no momento está acontecendo em grande parte na lista de discussão de desenvolvimento do Fedora .
Será interessante ver no final das contas o que está decidido. Em algum estágio, certamente o Fedora vai passar por essa mudança para o tratamento de áudio PipeWire por padrão, mas será interessante ver se ele está pronto para o Fedora 34 na primavera ou será adiado. Da mesma forma, após o jogo com o Fedora, será interessante ver, com base no resultado, a rapidez com que outras distribuições Linux começam a mudar do PulseAudio e do JACK para o PipeWire.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário