FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan 1.2.162 foi lançado com o suporte para o Ray-Tracing promovido

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

O Vulkan 1.2.162 foi lançado com o suporte para o Ray-Tracing promovido

 


Confira !!

No início deste ano , o Vulkan Ray-Tracing   chegou em forma provisória, enquanto com a atualização da especificação Vulkan 1.2.162 de hoje, essa funcionalidade foi promovida a estável e pronta para amplo suporte da indústria.

O suporte de rastreamento de raios Vulkan agora é considerado final e fora da guarda provisória. Isso inclui as versões finalizadas de VK_KHR_acceleration_structure, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK_KHR_ray_query, VK_KHR_pipeline_library e VK_KHR_deferred_host_operations.

A especificação de rastreamento de raios Vulkan agora tem o suporte da AMD, Arm, EA, Epic Games, Facebook, Imagination, Intel, NVIDIA, Qualcomm, Samsung, Unity, Valve e outras partes interessadas.


A NVIDIA originalmente introduziu sua própria extensão VK_NV_ray_tracing, enquanto agora existe o suporte de vários fornecedores concordando com a especificação finalizada com esta especificação KHR (Khronos) em relação ao ray-tracing. Isso ocorre após o recente lançamento da série Radeon RX 6000 que oferece suporte a rastreamento de raio de hardware e a Intel recentemente iniciou seu trabalho de driver Linux de código aberto em torno do Ray-Tracing  na preparação para o hardware Xe-HPG que oferecerá suporte a esse recurso. Não vimos muito na forma de trabalho de código aberto da AMD ainda em torno do suporte de ray-tracing no Linux, além de algum trabalho LLVM no compilador de sombreador AMDGPU, mas esperamos que isso mude em breve com esta especificação ratificada.


Para os desenvolvedores de jogos que atualmente usam o DirectX 12 Ray-Tracing, o Vulkan Ray-Tracing foi projetado para ser um ponto de partida para o suporte. Esperançosamente, esta também é uma boa notícia para os gostos de VKD3D / VKD3D-Proton por poderem suportar jogos DirectX 12 DXR em traduções Vulkan no futuro.

É um ótimo resente de Natal antecipado ver o Vulkan 1.2.162 chegando hoje com a especificação finalizada do Vulkan Ray-Tracing.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário