FERRAMENTAS LINUX: O Linux pode acabar com a notória aceleração do Intel Poulsbo / Moorestown 2D

terça-feira, 17 de novembro de 2020

O Linux pode acabar com a notória aceleração do Intel Poulsbo / Moorestown 2D

 


Confira !!


Os usuários de Linux de longa data provavelmente estremecerão ao ouvir " Poulsbo " como os processadores Atom de primeira geração da Intel que apresentavam gráficos "GMA 500" baseados na Imagination Technologies PowerVR SGX IP. O suporte ao driver Linux era horrível e agora, enquanto nos preparamos para 2021, o driver do kernel Linux Intel pode simplesmente abandonar seu suporte de aceleração 2D para Poulsbo e a plataforma de curta duração Moorestown.

Anos depois que o hardware Intel Atom Poulsbo apareceu pela primeira vez, veio o driver de kernel DRM "GMA500" para melhorar o suporte do driver e, em seguida, trabalhar na aceleração 2D quanto à extensão do suporte de código aberto limpo devido ao uso dos notórios gráficos PowerVR. Embora o trabalho de driver de código aberto posterior no GMA500 tenha sido uma melhoria,

Patrik Jakobsson, da equipe de engenharia do Linux Graphics Software da SUSE, agora está propondo que o código de aceleração 2D no GMA500 seja totalmente descartado. Ele argumenta que é melhor simplesmente voltar para a aceleração 2D baseada na CPU do que mexer no caminho do código 2D de Poulsbo e Moorestown.

Ele escreveu com o patch : "A aceleração 2D está disponível apenas no PSB e MRST e muito lenta em ambas as plataformas. A aceleração da CPU é mais rápida, então não se preocupe mais com a aceleração 2D. "

Esperançosamente, ninguém está usando ativamente o Poulsbo em 2021. Em de qualquer forma, a exclusão do código de aceleração 2D libera o driver do kernel GMA500 em mais de 300 linhas de código.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário