Confira !
O trabalho relatado em outubro para patches RAPL PowerCap para CPUs AMD Zen de Zen 1 a Zen 3 devem chegar com Linux 5.11 no início de 2021.
Este trabalho liderado por engenheiros do Google permite que a família AMD 17h / 19h RAPL (Runtime Average Power Limitando) suporte na estrutura de limitação de energia do kernel Linux no driver PowerCap.
Aqueles que não estão familiarizados com a estrutura de limitação de energia do Linux podem ver a documentação do kernel.org . Para o espaço do usuário, isso fornece uma interface consistente para as informações de energia agora para ambos os processadores Intel / AMD.
Até agora, o driver PowerCap era apenas Intel, mas estendido pelo Google para suportar CPUs AMD na forma de Zen 1 e mais recentes. Este patch tem o suporte Zen 1 / Zen 2 enquanto um patch de acompanhamento adiciona o suporte para a família 19h (Zen 3), visto que os MSRs são idênticos aos CPUs Zen anteriores.
Esses patches foram enfileirados no branch "-next" de gerenciamento de energia do Linux, tornando-os material paara o Kernel Linux 5.11 para quando a janela de mesclagem abrir em dezembro.
Junto com linhas relacionadas e para aqueles que não sabem, o Kernel Linux 5.8 adicionou o driver "AMD_Energy" para expor as informações de energia da CPU para o espaço do usuário através das interfaces de monitoramento de hardware (HWMON). Embora no momento esse driver ainda não suporte processadores Zen 3.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário