FERRAMENTAS LINUX: Um pouco tarde: O suporte de temperatura Linux PCH está ausente por engano no Intel C620 Series

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Um pouco tarde: O suporte de temperatura Linux PCH está ausente por engano no Intel C620 Series

 

Confira !!


Embora a Intel seja normalmente muito pontual com seu suporte de hardware Linux e garanta que todos os recursos do hardware sejam expostos no Linux, especialmente quando se trata de hardware de servidor e estação de trabalho, ocasionalmente descuidos são feitos.

O defeito mais recente é um usuário de Linux descobrir que o suporte de leitura de temperatura PCH não estava lá para sua estação de trabalho com um chipset da série Lewisburg C620 rodando duas CPUs Xeon Gold. A série Intel C620 existe há mais de três anos e é usada pela Skylake-SP / Cascade Lake SP. Por ser encontrado com os processadores escaláveis ​​Xeon originais, é um pouco surpreendente que a falta de suporte ao monitoramento de temperatura PCH tenha passado despercebida por tanto tempo, mas para o kernel Linux 5.11 que terá seu lançamento estável no início de 2021 esse problema foi corrigido.

Andres Freund observou que, embora o suporte ao sensor de temperatura do chipset não existisse no Linux, a folha de dados de Lewisburg correspondia ao suporte do driver térmico Intel PCH existente.

Assim, após três anos, adicionando o ID 0xA1B1 e outras adições básicas ao suporte do driver intel_pch_thermal, o sensor de temperatura agora está funcionando. O patch consiste em apenas nove linhas de um novo código para o qual Andres concluiu com a mensagem de patch: " Suspeito que faltem alguns outros IDs PCI. Mas espero que alguém na Intel tenha mais facilidade para descobrir isso do que eu ... "

Este Lewisburg adição a intel_pch_thermal está atualmente dentro do código térmico-next até a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário