Confira !!
O Xe HP é uma GPU discreta da Intel que visa competir com os aceleradores de computação AMD e NVIDIA de última geração. O Xe HP não está programado para atingir a disponibilidade geral até bem em 2021, enquanto agora, conforme eles começam a aumentar sua amostragem de Xe HP para clientes em potencial, o suporte ao driver de código aberto Linux está se preparando para ser implementado.
Enquanto o Xe HP pretende aumentar a Intel Xe Graphics (Gen12), o suporte ao driver Xe HP o apresenta como um novo destino "Gen12.5" em vez de apenas "Gen12" que é usado por Tiger Lake / Rocket Lake / Xe LP.
Mesclado hoje foi o código que prepara a infraestrutura de construção do driver Mesa para construir "Gen12HP" como "Gen12.5". Seguir as solicitações de mesclagem irá construir ainda mais este suporte Gen12.5. Os desenvolvedores compararam Gen12.5 com a transição Ivy Bridge Haswell que foi de Gen7 para Gen7.5.
Este código que se fundiu hoje é mais de sete mil linhas de novo código no código comum da Intel, bem como várias alterações em seus drivers Iris Gallium3D e ANV Vulkan. Muito disso, porém, é o código XML gerado automaticamente de instruções Gen que, por agora, parece ser basicamente o mesmo que Gen12.
Este código mais tudo o mais que chegar até o final de janeiro no lado do espaço do usuário para o OpenGL / Vulkan chegará com o Mesa 20.1 previsto para março. Não vimos nenhuma mudança de driver de kernel DRM "Gen12.5" ainda, mas devido ao corte para o material DRM-Next chegar ao Kernel Linux 5.11, não espere nenhuma adição específica do Xe HP / Gen12.5 até o Kernel Linux 5.12 .
Será interessante monitorar as mudanças de Gen12.5 chegando para ver o que tudo pode ser mudado com esta atualização para Gen12 em comparação com o suporte atual do Xe. Mas por enquanto isso é tudo, fique atento.
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário