FERRAMENTAS LINUX: O GNOME Mutterr 40 Aplha foi lançado com as grandes melhorias

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O GNOME Mutterr 40 Aplha foi lançado com as grandes melhorias

 

Confira !!


 Trabalhando para o lançamento de março do GNOME 40 , o gerenciador de janelas / compositor Mutter foi lançado hoje com seu lançamento 40 Alpha.

O lançamento do GNOME 40 Alpha não está agendado até 9 de janeiro, mas sairá hoje com o Mutter 40 Alpha marcado. Entre as mudanças estão:

- O trabalho de entrada de Mutter agora é tratado em um tópico separado como uma grande vitória!

- Melhor manuseio de travamentos do XWayland, portanto, deve-se evitar destruir o compositor e, em vez disso, remover apenas o aplicativo X11 que estava em execução.

- Suporte para travamento do botão de rolagem pelo primeiro clique do botão de rolagem configurando o botão logicamente para baixo e o segundo clique colocando-o logicamente para cima. Isso se destina a uma melhor acessibilidade para alguns usuários.

- Continuação da transição para o graphene .

- Correções de mudança de modo Tablet.

- Correção de um problema em torno do encaixe da janela na tela errada em configurações de vários monitores.

- Correção de suporte a ladrilhos de monitor no Mutter X11.

- Uma regra udev foi adicionada para selecionar a GPU primária para renderização.

- Mutter não irá mais desativar a extensão X Security quando o XWayland for construído com a extensão X Security ativada. Anteriormente, ele desativava a extensão de segurança por padrão. Quanto ao motivo pelo qual a extensão X Security foi desabilitada por padrão em primeiro lugar para Mutter com XWayland, os desenvolvedores não parecem ter certeza.

- Vários vazamentos de memória e correções de travamento junto com outras correções gerais.

Sob a nova abordagem de controle de versão que está levando o GNOME da versão 3.38 para a 40, a tag é "40.alpha", enquanto agora " 40.beta " para Mutter é a próxima versão em desenvolvimento.

A programação de lançamento do GNOME 40 coloca a data de vencimento do alfa formal em 9 de janeiro, os tarballs beta em 13 de fevereiro, que também marcam o congelamento de recursos / API / IU, e o candidato a lançamento em meados de março. Se tudo correr bem, o GNOME 40.0 será lançado em 24 de março e o GNOME 40.1 point release por volta de 1 de maio.


Fonte

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário