Confira !!
Os engenheiros da Intel publicaram os patches iniciais do kernel do Linux, fornecendo versões otimizadas para AVX-512 de algoritmos de criptografia comuns. As versões otimizadas do AVX-512 prometem oferecer grandes acelerações, mas são desabilitadas por padrão neste estágio devido ao impacto negativo na frequência / desempenho da CPU que rodar o AVX-512 pode ter nos núcleos da CPU / threads compartilhados.
Megha Dey, da Intel, postou o conjunto de sete patches iniciais que usam as instruções VPCLMULQDQ e VAES AVX512 encontradas no Ice Lake e mais recentes. Ao usar o AVX-512, há " melhorias substanciais (2-10x) sobre os algoritmos de criptografia existentes quando o tamanho dos dados de atualização é maior que 128 bytes e não tem nenhum impacto significativo quando usado em pequenas quantidades de dados. "Mas por causa da conhecida penalidade de frequência observada atualmente ao executar cargas de trabalho AVX-512, eles reconhecem o "dano colateral" que pode ser causado a outras cargas de trabalho e, portanto, não é habilitado por padrão. O código criptográfico AVX-512 com os patches iniciais está oculto por trás de uma chave de compilação Kconfig e também requer que um parâmetro de módulo do kernel use_avx512 seja definido (ou definido após a inicialização via sysfs) para habilitar a funcionalidade AVX-512 em tempo de execução.
Os patches de criptografia AVX-512 iniciais para o kernel do Linux podem ser encontrados por meio deste tópico da lista de discussão do kernel . Por enquanto, eles ainda precisam passar por mais análises e testes do upstream antes de serem potencialmente integrados em um lançamento de kernel 2021.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário