FERRAMENTAS LINUX: O Intel Xe MAX precisa de dois kernels Linux por enquanto - o que significa que você precisa usar uma VM com aceleração por GPU

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O Intel Xe MAX precisa de dois kernels Linux por enquanto - o que significa que você precisa usar uma VM com aceleração por GPU

 

Confira !


Em outubro, a Intel anunciou o Iris Xe MAX como uma placa de vídeo discreta para laptops . O estado geral do Linux para Xe MAX não foi muito claro e não tivemos nenhum acesso de hardware a este hardware gráfico discreto do laptop Intel para relatar nossas próprias descobertas, mas seus desenvolvedores agora esclareceram a situação. A boa notícia é que os gráficos Xe MAX podem ser usados ​​para uma máquina virtual Linux acelerada por GPU. A má notícia é que o suporte Xe MAX ainda não permite o uso de dGPU pelo host fora de um contexto de máquina virtual, pois ele precisa de "dois kernels [Linux] diferentes" para operar em conjunto com os gráficos integrados.


O Xe MAX foi lançado há mais de um mês, mas, por enquanto, os usuários do Intel Linux vão querer evitar o hardware, a menos que desejem recorrer a um longo processo de configuração que envolve o uso de virtualização KVM para aproveitar os gráficos discretos enquanto ainda podem usar um laptop gráficos integrados.


A nova documentação da Intel sobre os gráficos Iris Xe MAX para Linux caracterizam o estado MAX como "contínuo", ao contrário do excelente suporte Gen12 / Xe-LP Tiger Lake atualmente encontrado no Linux, conforme compartilhamos em nossos numerosos e contínuos benchmarks do Dell XPS 13 9310 com o processador Core i7 1165G7 Tiger Lake.

Aqui está o resumo interessante do suporte Xe MAX Linux em que dois kernels são necessários atualmente. "Para usar os processadores gráficos Intel Iris Xe e Intel Iris Xe MAX ao mesmo tempo, atualmente são necessários dois kernels diferentes. Para isolar as duas versões de kernel necessárias, a virtualização será usada. O host da máquina virtual (VM) terá controle direto da tela por meio do processador gráfico Intel Iris Xe (via kernel fornecido pelo Ubuntu.) O host VM também será configurado para usar passagem PCI para fornecer o processador gráfico Intel Iris Xe MAX para o convidado VM. O convidado VM estará executando o kernel Linux personalizado. "


Basicamente, os gráficos Xe MAX usarão passagem PCI para a máquina virtual baseada em KVM guest e, a partir daí, a pilha de gráficos pode ser configurada. Fora do contexto da VM, os gráficos Xe integrados do laptop irão alimentar a pilha de desktops / gráficos host antes de rotear seus gráficos / computação de volta através da pilha virtualizada para execução no Xe MAX.

Os gráficos Intel Xe MAX são ótimos agora se você deseja dedicar uma GPU discreta a uma máquina virtual, mas fora isso e as várias etapas envolvidas na configuração, não é um caminho fácil para aqueles que desejam simplesmente um bom laptop Linux com Intel discreto gráficos. Isso também parece funcionar apenas com uma VM Linux e nenhuma menção ao suporte de máquina virtual do Windows, o que seria interessante para alguns com o caso de uso de uma VM para jogos do Windows com uma GPU dedicada sobre o Linux.

As etapas da Intel para configurar os gráficos Xe MAX no Linux por meio da configuração KVM são descritas em dgpu-docs.intel.com. As etapas são bastante complexas, portanto, resumindo a história, você vai querer esperar que o suporte Intel Xe MAX Linux amadureça ainda mais e onde ele funcione a partir de um único kernel se quiser evitar a configuração de virtualização. Novamente, não deve ser confundido com os gráficos Xe-LP integrados em empresas como Tiger Lake que funcionam muito bem no Linux sem qualquer problema - trata-se apenas de Xe MAX estar em um estado primitivo por enquanto no Linux. Por quase duas décadas, a Intel é normalmente muito pontual com seu suporte gráfico do Linux em ótimo estado para o momento do lançamento, mas sua habilitação de gráficos discretos tem sido lenta e, portanto, o Xe MAX é um atípico por enquanto, mas deve melhorar com o tempo.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário