FERRAMENTAS LINUX: O suporte a SD Express é o que acompanha o kernel Linux 5.11

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O suporte a SD Express é o que acompanha o kernel Linux 5.11


Confira !!


No início deste ano, o trabalho começou na preparação de suporte para cartão / host SD Express para Linux e agora com o kernel Linux 5.11 que será lançado no início de 2021 é este suporte preliminar.

O SD Express promete velocidades de transferência mais rápidas graças ao suporte para PCI Express 4.0 e o protocolo NVMe 1.4. O SD Express virá para os cartões de memória SDHC / SDXC / SDUC enquanto mantém a compatibilidade com versões anteriores da interface do cartão SD legado. O kernel Linux precisava ser adaptado obviamente e primeiro inicializar com a interface SD legada e, em seguida, verificar o suporte do host / placa para suporte PCIe / NVMe antes de fazer a atualização da conexão.

As notícias sobre o SD Express têm estado bastante secas desde o anúncio do SD Express 8.0 em maio, que prometia velocidades até 4x mais rápidas. Embora não tenha havido nenhum anúncio importante do SD Express recentemente, o suporte ao kernel do Linux está pelo menos ficando quadrado. O kernel Linux 5.11 tem o suporte central em torno do SD Express para a especificação SD 7.10 e mais recentes.

Além do suporte à infraestrutura principal, o Kernel Linux 5.11 também tem suporte para SD Express dentro do driver rtsx_pci para o adaptador Realtek RTS5261. O RTS5261 foi anunciado no ano passado como um dos primeiros leitores de SD Express Card com base na especificação SD 7.0.

Este suporte SD Express foi enviado esta manhã como parte das mudanças MMC / MEMSTICK para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.11 agora aberta.


 Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário