FERRAMENTAS LINUX: O KDE Plasma Mobile descarta o suporte ao Halium em favor de dispositivos abertos

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O KDE Plasma Mobile descarta o suporte ao Halium em favor de dispositivos abertos

 


Confira !!


Nos últimos anos, o Projeto Halium permitiu que várias distribuições de Linux construíssem sobre libhybris e outras abstrações para rodar em hardware com Android pré-instalado. Esta camada de abstração foi popular do KDE Plasma Mobile ao UBports e ao Sailfish OS, enquanto agora o Plasma Mobile está descontinuando seu suporte.

Devido às dores de cabeça envolvidas na manutenção do suporte a dispositivos baseados em Halium e, nos últimos anos, alguns smartphones vendo suporte ao kernel Linux principal, o KDE Plasma Mobile está deixando de oferecer suporte para dispositivos Halium.

Graças a smartphones como os smartphones Pine64 PinePhone e Purism Librem 5, que têm código aberto e o kernel principal funciona, além de vários outros SoCs e smartphones com suporte ao kernel principal graças à comunidade, é do interesse dos desenvolvedores do Plasma Mobile abandonar isso Suporte de Halium que atende aos blobs binários do Android e muitas vezes tem outras dores de cabeça envolvidas no gerenciamento de vários aspectos do sistema.

Os desenvolvedores do KDE Plasma Mobile anunciaram a sua decisão de encerrar o suporte a dispositivos Halium dentro do Plasma Mobile. Os usuários são incentivados a atualizar para um desses dispositivos de mente mais aberta, o PinePhone, Librem 5 ou vários dispositivos portados pela comunidade que podem ser executados no kernel principal.

O pessoal com postmarketOS tem uma página Wiki delineando o status da linha principal para vários SoCs e outro trabalho do kernel principal sendo realizado.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário